
Paris SUP Open 2020 está cancelada
Paris SUP Open, a maior prova de race do mundo, não será realizada este ano. APP também avalia se manterá ... leia mais
Em maio, Saquarema (RJ) será palco do Aloha Spirit Festival pela terceira vez consecutiva. Considerada a capital do surfe no país, a cidade receberá a segunda das três etapas anuais do festival, um dos maiores voltados a esportes aquáticos no mundo.
E não será qualquer etapa, mas uma edição histórica com mais de uma semana de duração. Entre os dias 17 e 26 de maio, o evento apresentará um modelo que interliga esporte, competição, bem-estar e entretenimento no principal polo de esportes aquáticos do Brasil e da América Latina.
No período, o festival apresentará disputas de nove modalidades: canoa havaiana (distância e surfe), apneia estática, surfski, paddleboard, maratona aquática (modalidade olímpica), stand up paddle race, longboard e SUP surf – essas três valendo como etapas do circuito brasileiro da CBSurf.
“Há mais de 15 anos, o Aloha Spirit Festival une esporte, entretenimento e consciência social. Para a etapa de Saquarema, cidade que se tornou a capital dos esportes que formam o evento, preparamos uma série de novidades”, disse João Castro, CEO da Ecooutdoor, agência idealizadora do evento.
O festival contará com a participação de atletas profissionais e amadores, que poderão se inscrever até o dia 3 de maio. A entrada será gratuita para o público.
Fora do âmbito esportivo, o evento oferecerá diversas opções de entretenimento. Entre as atrações estão ioga, festival de cinema ao ar livre e shows, como o do cantor Gabriel O Pensador.
Além disso, clínicas e palestras sobre esporte, meio ambiente, cultura e outros diversos temas também serão organizadas para competidores e acompanhantes.
“Pela primeira vez, [o festival] terá 10 dias de duração, com a busca por oferecer ao público ainda mais atrações. Além de acompanharem as emoções das competições, poderão ver artistas, shows e participar de experiências imersivas com as modalidades aquáticas”, afirmou João Castro.
Desde a primeira edição na cidade, em 2022, o Aloha Spirit Festival tem movimentado a economia local, levando ao município mais de 4 mil pessoas anualmente, entre atletas e turistas, e gerando oportunidades de emprego para a população.
O evento ainda apresenta diversas ações práticas com foco na acessibilidade e sustentabilidade, que visam a promover a inclusão durante a realização do evento, além de minimizar os impactos ao meio ambiente.
“É uma honra, para nós, trazer uma etapa do festival mais uma vez a Saquarema. Queremos entregar uma experiência única, com grandes disputas e atrações, além de contribuir com a cidade durante o evento”, finalizou João Castro, que também é ex-atleta de esportes aquáticos e biólogo de formação.
O Aloha Spirit mudou o cenário esportivo de Saquarema. A cidade, que investe no esporte há muitos anos, era conhecida nacionalmente pelo vôlei e pelo surf. No entanto, após a primeira edição do festival na cidade, ocupando a lagoa de forma grandiosa, com canoas de va’a, pranchas de stand up paddle e surfskis, a prefeitura municipal enxergou ali o potencial dessas modalidades, abrindo as portas para a realização de importantes eventos de va’a.
Em recente entrevista concedida ao podcast Máquina do Esporte, a prefeita de Saquarema, Manoela Peres, fala sobre os planos da administração municipal para tornar a cidade a capital nacional do esporte, através da parceria com eventos de grande porte, como as etapas do circuito mundial de surf da WSL e o Aloha Spirit Festival.
INSCRIÇÕES ABERTAS – Para mais informações sobre o evento e inscrições para o Aloha Spirit Saquarema, acesse: alohaspirit.com.br.