Poenaiki Raioha é o campeão mundial de SUP Wave em 2019
Taitiano Poenaiki Raioha acaba de conquistar o título mundial de SUP Wave de 2019 pela APP World Tour; ... leia mais
Quase 900 remadores participaram da 2ª edição da Save Va’a, rebatizada para Taho’e Race, no último sábado, em Mahina, na ilha do Taiti. A competição, que foi criada a partir de um movimento dos atletas de elite descontentes com as mudanças na Te Aito e Super Aito, contou com disputas em categorias de base, Máster e Open, com percursos de 1 a 28 km.
As categorias Open Feminino, Masters e Junior largaram juntas, em primeiro, percorrendo um trajeto de 14 km que repete exatamente o percurso original da Te Aito. Começando na praia de Pointe Venus, em Mahina, eles seguiram em direção à passagem de Taaone em mar aberto antes de retornar a Pointe Venus por dentro. Grande nome da va’a feminina da atualidade, Iloha Eychenne venceu a disputa sem ser ameaçada por suas adversárias. Marguerite Temaiana ficou em 2º lugar e Mihinoa Paari, primeira colocada na júnior, terminou em 3º lugar geral.
Já os competidores da Elite Open Masculino, que largaram após a conclusão das provas Open Feminino, Masters e Junior, por sua vez, tiveram que completar duas voltas, ou seja 28 km. Uma batalha difícil. Darren Harbulot liderou desde o início, mas Kyle Taraufau mostrou um poder impressionante de recuperação e conseguiu assumir a liderança e vencer a competição. Tuatea Teraiamano ficou em segundo lugar, enquanto Steeve Teihotaata ficou em terceiro. Competidor, mas também organizador do evento, Teihotaata declarou estar orgulhoso com o sucesso da prova: “É a constatação de que a fórmula da Taho’e Race é vencedora”, declarou.
Após a chegada do primeiro colocado, os competidores tiveram 15 minutos para cruzar a linha e obter a classificação para a corrida “Super Taho’e”, marcada para julho.
BRASILEIROS NA TAHO’E RACE – A competição teve a participação dos remadores brasileiros: Robert Almeida, Marcelo Bosi, Paulo dos Reis, Luana Vittorazzo, Léo Lorang, Gustavo Alvarenga e Pedrinho Weichert.
Competindo na Open Masculino, Robert cruzou a linha de chegada na 61ª colocação geral. Na Open Feminino, Luana terminou a prova na 16ª colocação geral da largada e 12º na sua categoria. Seu marido, Paulo Dos Reis foi o melhor brasileiro na Master, cruzando a linha de chegada em 37° lugar na geral da largada e 23º na Máster 40. Também na geral da largada, Marcelo Bosi foi o 147º colocado (resultado da sua categoria, Máster 50, ainda não divulgado). Recém-chegados ao Taiti, Pedro Weichert e Gustavo Alvarenga aceitaram o desafio de competir entre os melhores do mundo, mas sentiram o peso de mais de 24h de viagem e o jet leg. Pedrinho concluiu a prova em 162º lugar geral e Gustavo encerrou sua participação após a primeira volta, ambos competiram na Open. A colocação de Léo Lorang não foi divulgada até o momento.
Nota: os resultados subdivididos por categorias de faixas etárias ainda não foram divulgados pelos organizadores e a matéria será atualizada assim que essa informação for divulgada oficialmente.
No próximo fim de semana, outro encontro muito famoso aguarda os remadores no Taiti: a 36ª Te Aito.