Ke Aloha: A força do taho’e na conquista da BLACK MEDAL no Aloha Spirit 2024
O brilho feminino da equipe Ke Aloha na conquista da BLACK MEDAL na categoria OC6 Open do Aloha Spirit ... leia mais
Quase 900 remadores participaram da 2ª edição da Save Va’a, rebatizada para Taho’e Race, no último sábado, em Mahina, na ilha do Taiti. A competição, que foi criada a partir de um movimento dos atletas de elite descontentes com as mudanças na Te Aito e Super Aito, contou com disputas em categorias de base, Máster e Open, com percursos de 1 a 28 km.
As categorias Open Feminino, Masters e Junior largaram juntas, em primeiro, percorrendo um trajeto de 14 km que repete exatamente o percurso original da Te Aito. Começando na praia de Pointe Venus, em Mahina, eles seguiram em direção à passagem de Taaone em mar aberto antes de retornar a Pointe Venus por dentro. Grande nome da va’a feminina da atualidade, Iloha Eychenne venceu a disputa sem ser ameaçada por suas adversárias. Marguerite Temaiana ficou em 2º lugar e Mihinoa Paari, primeira colocada na júnior, terminou em 3º lugar geral.
Já os competidores da Elite Open Masculino, que largaram após a conclusão das provas Open Feminino, Masters e Junior, por sua vez, tiveram que completar duas voltas, ou seja 28 km. Uma batalha difícil. Darren Harbulot liderou desde o início, mas Kyle Taraufau mostrou um poder impressionante de recuperação e conseguiu assumir a liderança e vencer a competição. Tuatea Teraiamano ficou em segundo lugar, enquanto Steeve Teihotaata ficou em terceiro. Competidor, mas também organizador do evento, Teihotaata declarou estar orgulhoso com o sucesso da prova: “É a constatação de que a fórmula da Taho’e Race é vencedora”, declarou.
Após a chegada do primeiro colocado, os competidores tiveram 15 minutos para cruzar a linha e obter a classificação para a corrida “Super Taho’e”, marcada para julho.
BRASILEIROS NA TAHO’E RACE – A competição teve a participação dos remadores brasileiros: Robert Almeida, Marcelo Bosi, Paulo dos Reis, Luana Vittorazzo, Léo Lorang, Gustavo Alvarenga e Pedrinho Weichert.
Competindo na Open Masculino, Robert cruzou a linha de chegada na 61ª colocação geral. Na Open Feminino, Luana terminou a prova na 16ª colocação geral da largada e 12º na sua categoria. Seu marido, Paulo Dos Reis foi o melhor brasileiro na Master, cruzando a linha de chegada em 37° lugar na geral da largada e 23º na Máster 40. Também na geral da largada, Marcelo Bosi foi o 147º colocado (resultado da sua categoria, Máster 50, ainda não divulgado). Recém-chegados ao Taiti, Pedro Weichert e Gustavo Alvarenga aceitaram o desafio de competir entre os melhores do mundo, mas sentiram o peso de mais de 24h de viagem e o jet leg. Pedrinho concluiu a prova em 162º lugar geral e Gustavo encerrou sua participação após a primeira volta, ambos competiram na Open. A colocação de Léo Lorang não foi divulgada até o momento.
Nota: os resultados subdivididos por categorias de faixas etárias ainda não foram divulgados pelos organizadores e a matéria será atualizada assim que essa informação for divulgada oficialmente.
No próximo fim de semana, outro encontro muito famoso aguarda os remadores no Taiti: a 36ª Te Aito.