Mana Brasil se destaca no Mundial de Va’a Velocidade
A tradicional equipe feminina de canoagem polinésia Mana Brasil representou o país com destaque no ... leia mais
O Festival de Canoagem Remo de Ouro, que celebra a modalidade Dragon Boat, está de volta ao Lago Abelardo Wanderley, em Paulo Afonso, Bahia, entre os dias 6 e 8 de dezembro. Em sua 8ª edição, o evento espera reunir 40 equipes, consolidando-se como um dos maiores encontros de canoagem da região Nordeste.
Criado em 2015 pela Associação Carranca Boat, o evento teve seu início batizado de “Festival Carranca Boat”, unido as tradições da cultura chinesa às do Rio São Francisco, e adotou o nome atual em 2018. A competição, realizada nas águas do Lago do Touro e Sucuri, apenas foi interrompida nos anos de 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19, retornando com grande força nos anos seguintes.
No ano passado, a competição foi marcada por uma grande celebração, contando com a presença de autoridades locais, como o prefeito, secretários e vereadores. Um dos momentos mais emocionantes foi a cerimônia das rosas, que homenageou as remadoras sobreviventes do câncer de mama, além de prestar tributo àquelas que já partiram.
Em 2023, o evento contou com a participação de 34 equipes, divididas em categorias diversas, como PCD’s (Pessoas com Deficiência), mães atípicas, remadoras rosas, além de crianças, jovens e adultos. Os atletas vieram de várias partes da Bahia, Alagoas e Sergipe, tornando o festival um verdadeiro encontro de diversidade e inclusão.
Para 2024, a expectativa é superar o sucesso anterior, com uma programação que promete animar competidores e espectadores.
Para mais informações sobre o evento acesse o Instagram oficial: @remodeouro8.