PASA Games: Brasil fatura 3 medalhas no SUP Race e ouro no Longboard

Compartilhe
PASA Games 2025
mesmo viajando com delegação bastante reduzida, equipe brasileiro conquistoru resultados significativos na sexta-feira. Foto: Divulgação

A sexta-feira (11) foi marcada por grandes emoções no Festival Pan-Americano de Surfe PASA Games Guatemala 2025, com a realização da terceira e última prova do SUP Race Técnico, encerrando a disputa da modalidade que combina resistência, técnica e estratégia na laguna do canal de Chiquimulilla. O Brasil brilhou na reta final e garantiu três medalhas: uma prata com David Leão, bronze com Jessika Matos e outra de cobre com Rudah Bosi, após terminar a prova final na terceira colocação.

Com desempenho consistente ao longo das três provas — segundo lugar nas duas primeiras e novamente segundo na última — David Leão assegurou a medalha de prata no masculino, atrás apenas do porto-riquenho Ricardo Ávila, que conquistou o ouro mesmo terminando a prova final em terceiro, graças às vitórias nas etapas anteriores. O bronze ficou com o peruano Itzel Delgado, seguido pelo brasileiro Rudah Bosi, que fechou sua campanha na quarta colocação geral, ficando assim com a medalha de cobre.

No feminino, Jessika Matos manteve-se no top 5 em todas as baterias e finalizou o campeonato com o terceiro lugar na classificação geral, conquistando a medalha de bronze para o Brasil. O ouro ficou com Mariecarmen Rivera, de Porto Rico, e a prata com a argentina Juliette Duhaime. A também brasileira Roseli Krepel encerrou sua participação na quinta colocação geral.

PASA Games 2025
Largada da final do SUP Race feminino. Foto: Nicolas Tatakis / PASA Games

SUP Race Técnico – Feminino (Top 5)

PosiçãoAtletaPaísPontos
Mariecarmen RiveraPUR1000
Juliette DuhaimeARG860
Jessika MatosBRA730
Alma Coleta SpadaARG670
Roseli Krepel NovloskiBRA610

SUP Race Técnico – Masculino (Top 5)

PosiçãoAtletaPaísPontos
Ricardo Avila HerreraPUR1000
David LeãoBRA860
Itzel Delgado NaranjoPER730
Rudah BosiBRA670
Omelv Garcia GonzalezPUR610

ALINE NA FINAL – A brasileira Aline Adisaka garantiu uma vaga na final do SUP Surf feminino e vai disputar a medalha de ouro neste sábado no PASA Games Guatemala 2025. Ela avançou ao terminar entre as duas primeiras colocadas em sua bateria semifinal. De acordo com o cronograma da organização, a final feminia do SUP Surf entrará na água às 18h50 do horário de Brasília.

Kilvia Cardoso, que também representava o Brasil na modalidade, ficou na terceira posição na semifinal e foi eliminada da disputa por medalhas. O país não conta com representantes no SUP Surf masculino nesta edição do evento.

Rayane Amaral conquista ouro no Longboard feminino

PASA Games 2025
Rayane Amaral fasturou a medalha de ouro no Longboard. Foto: Nicolas Tatakis / PASA Games

Ainda na sexta-feira, o Brasil comemorou mais uma vitória com o ouro de Rayane Amaral no Longboard feminino. Em uma final marcada por condições difíceis e poucas ondas consistentes, Rayane garantiu a melhor nota da bateria logo no início (3,50), e consolidou o resultado com um 4,67 na sequência. A nota combinada foi suficiente para deixar para trás Lía Díaz, da Costa Rica (prata), Atalanta Batista, também do Brasil (bronze), e Emilia Huminski, de Porto Rico (quarto lugar). No Longboard masculino, Carlos Bahia também subiu ao pódio com a medalha de prata, atrás apenas do uruguaio Nacho Pignataro, que conquistou o primeiro ouro da história do Uruguai em edições pan-americanas.

Desempenho limitado por equipe reduzida

Apesar das boas performances individuais, o Brasil viajou à Guatemala com uma delegação reduzida por conta da falta de financiamento da CBSurf, já que esta edição do PASA Games não serve como classificatória para eventos do ciclo olímpico. Com ausências em modalidades importantes como o Shortboard masculino e o SUP Surf masculino, o país está distante das primeiras posições no ranking geral por equipes.

Faltando dois dias para o encerramento do festival, Porto Rico assumiu a liderança geral, impulsionado pelos ouros de Ávila e Rivera no SUP Race e da vitória anterior no Bodyboard feminino. Argentina aparece em segundo lugar, seguida pelo Peru, que caiu para a terceira colocação. Chile, Panamá e Brasil vêm logo atrás, mas com uma diferença de cerca de três mil pontos — uma desvantagem que dificulta a briga por medalhas por equipes, ainda que o desempenho técnico dos brasileiros siga sendo motivo de orgulho.

As finais do PASA Games Guatemala 2025 continuam até domingo (13) e podem ser acompanhadas ao vivo pelo site pasasurf.org.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe