
CBVA’A confirma realização do Mundial de Va’a Distance no Brasil em 2025
CBVA’A confirma realização do Mundial de Va'a Distance no Brasil em 2025. Evento será realizado no Rio de ... leia mais

Nesta quarta-feira (10), o Brasil garantiu suas primeiras medalhas no PASA Games 2022, o campeonato pan-americano de surf disputado em Playa Venao, Panamá.
Foram três medalhas na prova de SUP Race Técnico, modalidade de strand up paddle onde 20 mulheres e 22 homens percorreram um circuito três vezes em suas respectivas provas para somar seis quilômetros no total. A prova, com trechos de ondas, exigiu também muita habilidade no surf.
A disputa teve início às 8h com a largada do masculino. Logo no início, o pentacampeão brasileiro Luiz Guida Animal assumiu a liderança após uma excelente largada, abrindo boa vantagem sobre os demais competidores.
Porém, Guida acabou sendo atingido por uma série de ondas e foi arrastado de volta para a praia, perdendo diversas posições.
Enquanto isso, David Leão, o segundo representante do Brasil na prova e o peruano Itzel Delgado, assumiram a liderança, passando a travar uma briga apertada pela primeira colocação. Os dois se mantiveram assim até a reta final, quando ambos pegaram a mesma onda rumo à praia.
Na corrida na areia, nos metros finais antes da linha de chegada, o peruano acabou levando a melhor e garantindo a medalha de ouro. Leão ficou com a prata, primeira medalha do Brasil no PASA Games e Guida chegou na honrosa quinta colocação após uma prova inteira de recuperação.

Concluída a prova masculina, foi a vez das meninas entrarem em ação com a equipe brasileira sendo representada por Lena Guimarães e Aline Adisaka.
Atual campeã pan-americana, Lena largou mal e precisou literalmente correr atrás do prejuízo para brigar por uma medalha. Aline por sua vez, largou bem e se manteve entre as primeiras colocadas desde o início.
Porém, mostrando um poder de recuperação surpreendente, Lena conseguiu se juntar às líderes da prova após a segunda metade da prova e, na reta final, conseguiu encontrar uma onda salvadora que a guiou até a linha de chegada para garantir a primeira medalha de ourou para o Brasil no PASA Games 2022.
Aline chegou um pouco mais atrás, na quarta colocação, resultado que lhe garantiu também um lugar ao pódio e a medalha de cobre para o Brasil.

Com esses resultados a equipe brasileira se mantém na primeira colocação entre as nações. Na quinta-feira (11) serão realizadas as duas finais de SUP Wave e o Brasil já tem garantidas mais quatro medalhas, pois garantiu a classificação de dois finalistas nas duas decisões, masculino e feminino.
A competição continua nesta quinta-feira (11) a partir das 11h00 (horário de Brasília) com a primeira fase do surf shortboard, que tem a participação de João Chianca, David Silva, Mariana Areno, Laura Raupp, Messias Félix, Mateus Sena, Sophia Medina e Tainá Hinckel.
Acompanhe o evento em pasasurf.org e nos canais Pan Am Sports.