Taiti fora do Mundial Va’a Sprint, na Inglaterra
Mais forte nação da canoagem polinésia, o Taiti, não participará do Mundial Va’a Sprint que acontecerá no ... leia mais
Cerimônia de abertura será realizada nesta terça-feira a partir das 19h. Competições começam nesta quarta-feira, 20, e vão até o domingo, 24
A cidade de Niterói (RJ), que vem sendo chamada de “Maracanã do Va’a” devido ao número expressivo de praticantes da modalidade, será palco a partir desta terça-feira, do campeonato Pan-Americano de Va’a 2024. O evento, com uma estrutura impressionante, contará com arquibancadas para o público, áreas dedicadas aos atletas, expositores, um estúdio de tatuagem, apresentações musicais e muito mais, prometendo uma experiência completa para fãs do esporte e visitantes.
Nas águas da praia de São Francisco, palco do evento, cerca de 800 atletas de oito nações — Argentina, Chile, Guiana Francesa, México, Panamá, Peru, Rapa Nui e Brasil — competirão em disputas emocionantes. Um dos momentos mais aguardados é o duelo da categoria Open Masculina, entre Brasil e Rapa Nui, reeditando a prova acirrada do último ano, onde o Brasil saiu vencedor. A expectativa é alta para mais um confronto emocionante.
A cerimônia de abertura será realizada na próxima terça-feira, às 19h, marcando o início das atividades com uma apresentação grandiosa. Além das competições, o evento também inclui um curso de arbitragem, incentivando a formação de novos árbitros e promovendo o crescimento do esporte no Brasil.
“Acreditamos que esse evento colocará o Brasil em outro patamar em um esporte tão nobre quanto o nosso. Pensamos nisso de maneira muito planejada e organizada. A CBVA’A enquanto realizadora do evento tem uma responsabilidade muito grande e temos como organizadora a Federação de VA’A do Rio de Janeiro que tem colocado todos os seus esforços para que seja um evento grandioso, um evento que demonstre para a comunidade da VA’A latino-americana e a comissão do IVF que estará aqui observando, participando do evento de que fazemos a VA’A do nosso país com o um dos grandes pólos de prática de canoa polinésia no mundo de uma maneira séria e que seja a melhor experiência. Tenho certeza que a semana que vem será um espetáculo para o nosso esporte, a cidade e os participantes demonstrando a força da VA’A no Brasil e no cenário mundial”, disse Jefferson Cabral, presidente da CBVA’A.
Rubens Tavares Goulart, secretário de esportes e lazer de Niterói, destacou a importância da competição para a cidade: “O Brasil vem crescendo muito com a VA’A e isso fez com que algumas cidades evoluíssem muito, tanto na individual quanto coletiva, haja vista nos resultados nos Mundiais. Entendemos que Niterói vem incentivando bastante o fomento dessa modalidade e isso tem dado resultados, além do número de clubes, quase 40, e com aproximadamente 3 mil remadores disputando vários eventos aqui, sejam Brasileiros, Estaduais ou locais. Agora o Pan-Americano chega para premiar o trabalho feito pela Prefeitura, Secretaria de Esportes, a Associação Niteroiense e Federação de VA’A do Rio de Janeiro em evento realizado por intermédio da CBVA’A. Se alguns dizem que Saquarema é o Maracanã do surfe, Niterói é o Maracanã da VAA!”.
Local: Praia de São Francisco, Niterói (RJ)
Cerimônia de Abertura: 19 de novembro de 2024 a partir das 19h
Competições: 20 a 24 de novembro de 2024 a partir das 7h
Transmissão: Ao vivo pelo YouTube