Pan-Americano de Va’a: Brasil se consagra como potência continental da canoagem polinésia
Com 44 medalhas, Brasil se consagra como potência continental do va’a com a conclusão do Campeonato ... leia mais
Representantes de 49 nações e mais de 900 inscritos estão confirmados para competir no Campeonato Mundial de SUP Race da ICF – International Canoe Federation, que vai de 15 a 19 de novembro em Pattaya, Tailândia. Esta será a maior participação de remadores em todas as edições do evento que retorna à Ásia, após a competição de 2019 realizada em Qingdao, na China.
Nomes de peso confirmara a participação em Pattaya, incluindo os americanos Connor Baxter e Fiona Wylde, os franceses Titouan Puyo e Noic Garioud, o australiano Michael Booth, o espanhol Espe Barreras, a italiana Cecilia Pampinella e os brasileiros Eri Tenório e David Leão.
Os títulos do campeonato mundial em disputa incluem as categorias de longa distância, sprint e técnica, bem como uma corrida para pranchas infláveis. Haverá categorias para juniores, masters e elite. Além disso, estão programadas disputas recreativas adicionais, como para crianças menores de 13 anos e menores de 15 anos, bem como competições voltadas a iniciantes, como forma de incentivar remadores de todos os níveis a trazerem seus amigos e familiares para participar das festividades.
“Em cada campeonato mundial, buscamos elevar o nível, e graças ao entusiasmo de nossos anfitriões tailandeses e de nossa comunidade global de SUP, não há dúvida de que vamos alcançar novas alturas em Pattaya“, declarou Noemi Horvat, presidente do Comitê de SUP da ICF.
Segundo o dirigente, grande parte dos inscritos vêm da Ásia. Muitos tiveram contato com o stand up paddle há poucos anos e se tornaram agentes multiplicadores do esporte. Esse é o caso de Sathish Kumar, atleta máster da Índia, que fará seu retorno ao campeonato mundial depois de sua estreia em 2021. Sathis é o fundador do SUP Marinaa Club e presidente do SUP IKCA-TACK.
Assim como muitos outros praticantes de stand up paddle, Sathish deu suas primeiras remadas de forma recreativa e se apaixonou pelo esporte. Pescador de profissão, o indiano tomou para si a missão fomentar o stand up paddle por todo o seu país natal, criando clubes locais e patrocinando atletas para competir em competições internacionais. Recentemente, Sathish realizou uma travessia da Índia para o Sri Lanka, ida e volta, e agora aguarda a decisão do Guinness Book para a homologação de um novo recorde mundial.
A ICF criou uma página de grupo no Facebook com a finalidade de promover o evento e também a interação entre os competidores. Todos os participantes são incentivados a adicionar suas fotos e vídeos à medida que o campeonato mundial se aproxima.