Austrália define campeões nacionais de SUP Longboard
James Casey conquista o título de campeão australiano de SUP Longboard durante evento disputado em ... leia mais
Uma das mais tradicionais provas de va’a da chamada “era moderna do esporte”, a Moloka’i Hoe foi adiada para 2023.
O anúncio foi feito pela O’ahu Hawaiian Canoe Racing Association – OHCRA, responsável pela realização da prova.
Segundo divulgou a entidade, o adiamento foi feito para atender a um pedido da comunidade da ilha de Molokai, que ainda não se sente preparada para receber um grande número de pessoas de fora.
Pelo mesmo motivo, a prova já havia sido adiada em 2020 e 2021. A última edição do evento foi realizada em 2019, com a lendária Shell Va’a conquistando sua 12ª vitória no na Moloka’i Hoe.
No entanto, a OHCRA confirmou que realizará uma competição internacional em Oahu, de 8 a 9 de outubro de 2022, para atender à demanda dos remadores.
“O espírito de aloha continua a permear nossas comunidades havaianas enquanto defendemos a tomada de decisões difíceis para apoiar uns aos outros e reconstruir cuidadosamente juntos”, disse o presidente da entidade, Lāpule Schultz, em seu comunicado.
“Inúmeras vidas e negócios mudaram nos últimos dois anos de impactos da COVID e, embora todos estejamos ansiosos para retornar às nossas amadas tradições pré-pandemia, reconhecemos que esse processo leva tempo”.
Realizada desde 1952, a Moloka’i Hoe é a competição de va’a mais tradicional do mundo – e também uma das mais desafiadoras.
Ao longo de 41 milhas (cerca de 65 km) equipes remando em canoas OC-6 precisam lidar com as desafiadoras condições do canal de Kaiwi, que separa as ilhas de Moloka’i e Oahu, famoso pelas águas revoltas e fortes correntes.
Toda essa carga de desafio, somada à tradição, fazem com que a Moloka’i Hoe figure entre as provas mais cobiçadas do planeta, atraindo as melhores equipes de va’a do mundo.
Em 2015 a Samu conquistou a histórica 10ª colocação na prova. Até hoje o melhor resultado de uma equipe de va’a do Brasil na Molokai Hoe.
Para mais informações acesse ohcra.com.