
CBSUP apresenta Calendário oficial de SUP Race e Wave para 2020
Confederação Brasileira de SUP - CBSUP divulga calendário oficial de provas nas modalidades Wave e Race ... leia mais
Nesta sexta-feira (22/08), Fortaleza será palco da abertura da 7ª edição do Molokabra Downwind, o maior evento da categoria na América Latina. A cerimônia de abertura é pública e ocorrerá no Anfiteatro da Beira-Mar, às 17h, com apresentação musical ao pôr do sol e o lançamento oficial da música Ventos de Fortaleza, assinada por Bruno Dourado. O evento ocorre de 22 a 31 de agosto, com mais de 400 atletas vindos de 18 estados brasileiros e 12 países, que enfrentarão uma desafiadora travessia oceânica nas modalidades de remo, canoagem e vela, com percurso entre Fortaleza e a praia do Cumbuco (Caucaia). Além das competições, o evento conta com programação sobre empreendedorismo entre os dois locais.
O Molokabra promove esporte, turismo e empreendedorismo em uma programação dedicada à inovação, economia do mar e cultura oceânica. A agenda esportiva tem início em 22/08, com a abertura oficial e entrega dos kits no Anfiteatro da Beira-Mar. No dia 23/08, a partir das 8h, ocorre o treino geral das modalidades de remo e canoagem, prova de parawing e as competições para estreantes com largadas na Escola Na Onda SUP.
As competições de remo e canoagem serão realizadas nos dias 25, 27 e 29/08, com largada em Fortaleza e chegada no Cumbuco, onde também ocorre a cerimônia de premiação no dia 30/08, a partir das 15h. O evento tem as chancelas oficiais da ASUCPE, FEVAACE, CBSUP, CBCa e COPAC. Encerrando o Molokabra, no dia 31/08, será a vez das modalidades à vela (Kitesurf, Kitefoil, Wing Foil) com percurso 100% em Fortaleza, da Praia da Cofeco até a Barra do Ceará. As inscrições para o kitesurf seguem abertas até 30 de agosto pelo perfil oficial do evento: @molokabra. As provas são chanceladas pela Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará (FVMEC) e os vencedores recebem o importante e charmoso título de Rei e Rainha da Orla.
Em paralelo às competições esportivas, o Molokabra Downwind 2025 contará com uma programação gratuita de empreendedorismo com o apoio do Sebrae Ceará ao longo de todo o evento. A agenda inclui oficinas, palestras e feira de empreendedores voltados para pequenos negócios ligados ao universo esportivo e à economia azul, além da participação da Oxente Feira, que valoriza a economia criativa com expositores de artesanato, gastronomia, moda e acessórios.
Complementando essa programação, será realizada a I Feira de Negócios e Exposições Náuticas (FENEN), com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), reunindo fabricantes, empreendedores, atletas, investidores e especialistas em lançamentos de equipamentos, debates sobre inovação e geração de negócios no setor náutico.
Tanto as ações do Sebrae quanto a FENEN acontecerão em dois polos: na orla da Beira-Mar de Fortaleza (na Escola Na Onda SUP, em frente ao Hotel Gran Marquise) e na Praia do Cumbuco, no entorno do Hotel Windtown.
O nome Molokabra foi inspirado na lendária travessia Molokai2Oahu, no Havaí, uma das competições mais desafiadoras do planeta, que cruza o canal entre as ilhas de Molokai e Oahu. Sob a coordenação geral da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), motivados pela comunidade náutica e impulsionados pela tradição dos fortes ventos do Ceará, que chamam a atenção do Brasil e do mundo, os diretores da entidade idealizaram, em 2019, uma versão brasileira da competição havaiana que carrega não só o espírito esportivo, mas também o respeito à cultura oceânica. “O ‘Molok’ vem de Molokai, e o ‘BRA’ é de Brasil. É um encontro de culturas, de povos, de amor pelo mar. O Molokabra é um evento feito genuinamente por cearenses e nasceu para ser um símbolo de superação, conexão com a natureza e desenvolvimento para toda a nossa região”, afirma Alexandre Nogueira, presidente da ASUPCE e um dos organizadores do evento.
O evento conta com o apoio da Capitania dos Portos do Ceará da Marinha do Brasil, Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL), Secretaria do Turismo (SETFOR), Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (ADEMFOR), Prefeitura Municipal de Caucaia e Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Esporte (SESPORTE) e da Secretaria do Turismo (SETUR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Local: Anfiteatro da Beira-Mar – Av. Beira-Mar, 3620 – Meireles, Fortaleza
Largada a partir das 8h.
Local: Escola Na Onda SUP
Largada: Escola Na Onda SUP – Mucuripe, Fortaleza
Chegada: Windtown, Praia do Cumbuco, Caucaia
Local: Hotel Windtown, Cumbuco
A partir das 8h
Largada: Praia da Cofeco – Isla Cofeco Beach & Kite Club
Chegada: Vila do Kite – Barra do Ceará
Em paralelo às competições esportivas, o evento contará com uma programação gratuita voltada para o empreendedorismo, assinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
I Feira de Negócios e Exposições Náuticas (FENEN)
A I Feira de Negócios e Exposições Náuticas (FENEN) reunirá fabricantes, empreendedores, atletas e investidores para apresentar lançamentos em equipamentos de remo e vela, promover palestras e debates sobre empreendedorismo, saúde e inovação no setor náutico.
Patrocinada pelo Banco do Nordeste (BNB) e organizada pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), a feira será um espaço estratégico para negócios, networking e fortalecimento dos esportes náuticos no Brasil.