São Francisco do SUP Race Festival
São Francisco do Sul (SC) entra para o mapa do circuito estadual de Stand up Paddle Race. A praia da ... leia mais
A ‘Yukon River Quest‘, a maior prova de remada do mundo, realizada em um trajeto de 715 km, foi cancelada menos de 24 horas antes do início (quarta-feira, 23 de junho), depois que as autoridades locais emitiram novos avisos de inundação e o rio Yukon, onde é realizada a competição, foi considerado muito perigoso para os remadores e voluntários do evento.
Embora os altos fluxos de água tenham sido observados nas últimas semanas (o rio Yukon congela no inverno e seu nível de água no verão depende de quão tarde o gelo derrete), as fortes chuvas das últimas semanas no norte do Canadá, aumentaram ainda mais o volume das águas, tornando as condições de navegação bastante perigosas.
Por ser uma prova longa, realizada ao longo de vários dias, e feito dentro da janela do curto verão do hemisfério norte, ficou inviável para a organização aguardar por melhores condições climáticas e atrasar a largada em alguns dias. Dessa forma, não restou outra alternativa senão cancelar a prova este ano, mas com a promessa de realizá-la em 2022.
Conhecida como “Corrida para o Sol da Meia-Noite”, a Yukon River Quest uma prova de remada disputada em um rio selvagem e sob um céu que nunca escurece, por ser realizada durante o verão no extremo norte do planeta.
Essa peculiaridade, somada à distância extrema de 715 quilômetros, tornaram a YRQ uma das competições de remada mais desejadas por aqueles que buscam testar seus limites.
A competição é aberta a diversas modalidades de remada (SUP, C1, K1, C2, K2, C4, VC6 e VC8) e pode ser realizada de maneira individual ou por equipes.
Em 2019, último ano em que foi realizada, 117 remadores estavam na linha de largada e 86 deles terminaram a prova.