Com participação de brasileiros, Vodafone Challenge acontece nesse sábado
Com participação de uma equipe formada por brasileiros e chilenos, Vodafone Challenge acontece nesse ... leia mais
Os paulistas Leo Gimenes e Gabi Sztamfater acabam de vencer a 2ª etapa do Brasileiro de SUP Wave, o Cabedelo Long & SUP Surf Festival, encerrado no início da tarde deste domingo (03).
A grande final foi disputada em ondas pequenas na praia do Mar do Macaco, em Cabedelo, Paraíba, juntamente com as finais de Longboard. Ambas, SUP e Long, valendo pontos para circuito brasileiro da CBSurf.
No caso do SUP, a etapa paraibana também serviu para definir as vagas finais para os atletas que irão representar o Brasil na modalidades SUP Wave durante o PASA-Pan-Americano, que será disputado de 07 a 13 de agosto, no Panamá.
Leo Gimenes e Aline Adisaka já tinham uma das vagas garantidas, por conta dos títulos brasileiros de 2021; restavam portanto, mas duas vagas, uma no masculino e outra no feminino para serem decididas nesta etapas.
Luiz Diniz conquistou a vaga entre os homens após carimbar seu passaporte para a final contra Leo Gimenes no Cabedelo Long & SUP Surf Festival.
Surfando muito ao longo de toda a competição, onde abusou dos aéreos e manobras progressivas, Diniz não se encontrou na finalíssima e ainda encarou um inspirado Leo Gimenes.
Legítimo representante da nova geração do SUP Wave brasileiro, Gimenes mais uma vez impôs seu ritmo na bateria, acertando batidas e rasgadas com muito power, fazendo a maior média do dia na categoria: 15.57.
Esta é a terceira vitória consecutiva de Leo Gimenes em campeonatos brasileiros, o que mostra que o jovem surfista de São Vicente é atualmente a força a ser batida no esporte e certamente dará muito trabalho aos gringos nas competições internacionais que estão por vir.
Entre as mulheres, Gabriela Sztamfater mais uma vez venceu baterias com folga, mostrando que está um nível acima de suas adversárias. Na grande final, onde enfrentou a cearense Kilvia Cardoso, o placar foi de 13.67 a 6.70 em favor de Gabi.
Contudo, em relação à categoria feminina, é importante observar que a etapa paraibana revelou que há uma geração inteira de novas competidoras estreando em competições nacionais e que, certamente, com mais apoio e experiência, irão elevar o nível do SUP Wave.
O SUP Wave também contou com disputas nas categorias Master +35 e +50.
Na Máster +35 o local Junior Manteiga deu show nas ondas deixando o título da categorias em casa; já o título da Máster +50 foi para Pernambuco, com a vitória do experiente Luiz Henrique.
Nas categorias SUP Sub18, vitória de Pedro Veiga, que aos 11 anos de idade compete contra os mais velhos sem medo. Veiga derrotou Ravike Silva e Daniel Silva na grande final para o delírio da sua torcida.
Na categoria Sup sub 18 Feminina, Katellyn Oliveira foi declarada campeão da etapa uma vez que, assim como na etapa de Aracaju, não houve inscritas suficientes para formar uma bateria.
Na cerimônia de premiação, Katellyn desafiou as meninas de sua faixa etária para competir o circuito brasileiro e tentar vencê-la.
1 – Leo Gimenes
2 – Luiz Diniz
3 – Adriano Trinca Ferro
3 – Wellington Reis
1 – Gabriela Sztamfater
2 – Kilvia Cardoso
3 – Luana Cruz
3 – Ana Carolina Barcellos
1 – Júnior Manteiga
2 – Jonas Lima
3 – Tassio Rocha
4 – Michel Jonas
1 – Luiz Henrique
2 – Chicó Moura
3 – Ricardo Casselhas
1 – Pedro Veiga
2 – Ravike Silva
3 – Daniel Silva
1 – Katellyn Oliveira