
Paddleboard em destaque no Rei de Búzios 2018
Um dos mais tradicionais e importantes eventos de SUP do país, o Rei de Búzios, realizou com sucesso a ... leia mais
O Abaís Surf Festival, válido como a 2ª etapa dos circuitos brasileiros da CBSurf nas categorias Master, Longboard e SUP Surf, coroou na quarta-feira (09) os grandes campeões profissionais das modalidades SUP Surf e Longboard, tanto no masculino quanto no feminino.
O dia ficou marcado por baterias de altíssimo nível técnico, reunindo atletas com títulos mundiais, sul-americanos e brasileiros que estão brigando ponto a ponto na disputa pelos títulos nacionais, que serão definidos na próxima etapa, de 1 a 7 de setembro, em Navegantes (SC).
Com uma premiação total de R$ 210 mil (R$ 70 mil por categoria), o Abaís Surf Festival é apresentado por Jisk e conta com o patrocínio da Prefeitura de Estância, liderada pelo prefeito André Graça, e do Governo do Estado de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, comandada pela secretária Mariana Dantas.
No SUP Surf, após as definições dos títulos Master e Júnior, na terça-feira (08), Leo Gimenes e Gabi Sztamfater subiram no lugar mais alto do pódio da categoria profissional, protagonizando disputas de altíssimo nível.
O paulista Leo Gimenes fez o maior somatório da categoria no dia (12.30 pontos na final) e superou ninguém menos que Luiz Diniz, tetracampeão mundial, que tinha dado um show de surf no dia anterior.
Com o resultado, Leo soma agora uma vitória em Abaís e um terceiro lugar conquistado na etapa de abertura em Saquarema, colocando-se de vez na briga pelo título brasileiro. Luiz Diniz, que também foi terceiro na 1ª etapa, soma agora dois pódios (3º + 2º), e também permanece vivo na disputa.
Já Alex Salazar, atual campeão brasileiro da CBSurf e vencedor da etapa de Saquarema, foi eliminado ainda na fase 2 desta etapa, terminando apenas na 7ª colocação — o que embaralha completamente a corrida pelo título nacional, que será decidido na última etapa do circuito em Navegantes (SC).
“Primeiramente, agradeço muito a Deus por estar aqui fazendo o que amo com meus amigos. Competir com o Luiz Diniz, que é um grande parceiro, torna tudo ainda mais especial. Curiosamente, quase toda final que faço, acaba sendo contra ele. Consegui impor meu surf de backside, focando nas direitas, que me deram as duas melhores notas. Consegui surfar mais vertical, mais radical, e isso fez a diferença. A prancha tá mágica — é uma 6’11” feita pelo Neco Carbone, da New Advance”, comemorou o campeão Leo Gimenes.
Resultados – Final SUP Surf PRO Masculino:
1º Leo Gimenes (SP) – 12.30
2º Luiz Diniz (SP) – 9.70
A paulista Gabi Sztamfater brilhou na semifinal com o maior somatório do dia (9.07) e venceu na final a também paulista Aline Adisaka. A final foi mais um capítulo de uma rivalidade que já dura quatro anos no circuito da CBSurf revezando títulos nacionais e as conquistas em etapas.
“Foi um evento muito desafiador. A arrebentação aqui é longa e o mar não para. Entrei muito cansada na final, sem ter conseguido descansar direito depois da semifinal. Então, minha estratégia foi escolher poucas ondas, mas boas. Peguei uma direita muito boa, rasguei e bati na junção, o que me deu uma nota importante. Dedico essa vitória ao meu pai, que está lá no céu, e à minha mãe, que está sempre comigo”, comemorou a campeã.
Com o resultado, Gabi — que foi terceira em Saquarema — empata com Kate Brandi, vencedora da 1ª etapa e terceira aqui. Aline, com dois segundos lugares, vem logo atrás. A disputa está em aberto.
Resultados – Final SUP Surf PRO Feminino:
1º Gabi Sztamfater (SP) – 8.50
2º Aline Adisaka (SP) – 7.66
Já na categoria Longboard, os campeões foram Chloé Calmon, que agora está bem próxima do título brasileiro de 2025, e Rodrigo Sphaier, que busca alcançar quarto título brasileiro na modalidade.
As disputas estão previstas para seguir nesta quinta-feira (10) com a aguardada estreia do circuito Master de pranchinha, reunindo nomes históricos do surf brasileiro. Serão disputadas 12 baterias da Master 40+ e 12 baterias da Master 50+
Ao todo, serão 24 baterias programadas, com possível início às 8h e encerramento previsto no fim da tarde. Ao final do dia, será realizada a cerimônia de premiação dos campeões do SUP Surf Pro e Longboard Pro. A etapa está sendo transmitida ao vivo no YouTube pelo canal CBSurfPLAY e no site oficial da CBSurf.