PASA Games 2024 começa hoje
A cidade de Lima, no Peru, sedia a partir de hoje o Pan-Americano de Surf, PASA Games 2024, um dos ... leia mais
David Leão e Lena Guimarães ficaram de fora do pódio das disputas de SUP Race Técnico dos Jogos Pan-Americanos 2023 realizadas na tarde dessa segunda-feira (30) em Punta de Lobos, na cidade Viña Del Mar, Chile.
A competição seguiu o padrão adotado no Pan de 2019, disputado em Lima, Peru, com os atletas largando da praia e competindo em um circuito de três voltas em boias instaladas ao longo da linha de arrebentação.
A categoria masculina foi a primeira a largar. David Leão figurava entre os favoritos, competindo ao lado de nomes de peso como Connor Baxter (EUA), Itzel Delgado (PER) e Santino Basaldella (ARG).
Atual campeão pan-americano e com diversos títulos em competições internacionais na bagagem, Connor Baxter era apontado como favorito, e na prova de hoje, fez jus ao favoritismo. O havaiano largou bem e assumiu a ponta já na primeira volta, com Itzel Delgado e David Leão disputando a segunda colocação um pouco mais atrás.
As posições se mantiveram as mesmas até a conclusão da penúltima volta, quando Santino Basaldella conseguiu ultrapassar David Leão que não percebeu a aproximação do argentino em uma onda.
Na reta final, Connor conseguiu abrir mais vantagem ainda e cruzou sozinho a linha de chegada para conquistar sua segunda medalha pan-americana. Itzel Delgado veio bem na segunda colocação garantindo a prata para o Peru e Santino Basaldella completou o pódio com a medalha de bronze. David veio logo atrás, em quarto lugar, batendo na trave.
Terminada a disputa masculina foi a vez do SUP Race Tecnico Feminino. Defendendo o ouro no Pan de 2019, Lena Guimarães tinha fortes adversárias, como as veteranas Candice Appleby (EUA), Lina Augaitis (CAN) e Giannisa Vecco (PER), além de duas estrelas em ascensão no universo do stand up paddle: Jennifer Kalmbach (COS) e Mariecarmen Rivera (POT).
Lena largou bem, mas no final de primeira volta se desgarrou das primeiras colocadas Candice Appleby, Mariecarmen Rivera e Jennifer Kalmbach. Na segunda volta, o trio começou aumentar a distância das demais competidoras e a protagonizar uma disputa pelo o ouro entre as três. A liderança era o tempo todo alternada.
A brasileira se manteve na quarta colocação até a penúltima volta, quando então foi surpreendida pela argentina Juliana Gonzalez e pela mexicana Sofia Finer. Enquanto isso, Candice Appleby, fazendo uma prova perfeita, guardou um gás extra para a última volta e, num Sprint preciso, conseguiu deixar para trás a costa-riquenha e a porto-riquenha, cruzando a linha de chegada na primeira colocação e faturando assim mais um ouro para os Estados Unidos.
Jennifer Kalmbach chegou logo em seguida faturando prata e Mariecarmen Rivera fechou o pódio com o ouro. Lena Guimarães não conseguiu se recuperar a tempo e cruzou a linha de chegada na honrosa sexta colocação.
As disputas de SUP Race Técnico encerraram as disputas da modalidade “Surf” nos Jogos Pan-Americanos. Mais cedo, Luiz Diniz e Aline Adisaka conquistaram duas medalhas de prata na modalidade SUP Surf. No total, a equipe brasileira faturou cinco medalhas nessa edição, sendo além das duas pratas de Diniz e Adisaka, um ouro com Tatiana Weston Webb, no Surf Shortboard, mais uma prata com Chloé Calmon e um bronze com Carlos Bahia, ambos no Longboard.