WSL cancela circuito mundial de surfe em 2020
A medida visa preservar a saúde e a segurança de atletas, fãs e toda cadeia de atores envolvidos a ... leia mais
No terceiro dia do Campeonato Mundial de SUP e Paddleboard da ISA 2024 (WSUPPC), o Japão conquistou sua primeira vitória no Revezamento de Equipes, em uma ensolarada tarde em Copenhague. As condições estavam ideais para a competição, embora ventos leves trouxessem um pequeno desafio extra para os melhores remadores do mundo, que competiam juntos representando suas nações.
A Corrida de Revezamento contou com a participação de 15 países, divididos inicialmente em duas semifinais. Cada equipe era composta por quatro atletas, com um homem e uma mulher nas modalidades SUP e Paddleboard. Cada competidor completava uma volta no percurso antes de passar o bastão para o próximo integrante.
O Japão, que vinha conquistando medalhas no Revezamento desde 2019, finalmente garantiu o tão sonhado ouro. Na semifinal, a equipe japonesa poupou energia, permitindo que a Espanha vencesse. No entanto, na grande final, mostraram toda sua força.
O remador de paddleboard masculino, So Nomura (JPN), teve uma largada limpa e logo abriu uma vantagem sobre a França, terminando sua volta com 4 segundos de vantagem. A remadora de SUP feminina, Rika Okuaki (JPN), manteve o ritmo, e a bicampeã mundial de Paddleboard na prova de longa distância, Yurika Horibe (JPN), ampliou a liderança para 6 segundos.
Enquanto isso, a recém-coroada tricampeã mundial de Paddleboard na prova técnica, Judit Verges (ESP), ultrapassou Elise Daudignon (FRA), garantindo à Espanha a segunda posição, 6 segundos à frente da França ao final da terceira volta.
Na última troca de bastão, Horibe passou para Rai Taguchi (JPN), que correu o trecho final no SUP masculino. Taguchi começou com um sprint poderoso, mantendo uma boa distância do pelotão. O espanhol Manuel Hoyuela conseguiu diminuir a diferença no meio da volta, mas Taguchi guardou sua melhor performance para o final, cruzando a linha de chegada com 8 segundos de vantagem sobre a Espanha, que ficou com a prata. A França, bicampeã mundial, conquistou o bronze, enquanto os EUA ficaram com o cobre.
Apesar de toda injustiça e amadorismo da arbitragem que prejudicaram bastante a equipe brasileira ontem, nossos atletas fizeram uma ótima prova, chegando à final e conquistando a sétima colocação.
Outro destaque do dia foi a despedida de Casper Steinfath, herói local e cinco vezes campeão mundial da ISA. Steinfath, aos 31 anos, já havia se afastado parcialmente das competições, mas aproveitou a volta do campeonato à Dinamarca para representar sua nação pela última vez. O público vibrou ao acompanhar Steinfath na água, e o momento foi de grande emoção quando ele chegou à areia, marcando o fim de sua carreira.
DAY OFF NA SEXTA-FEIRA – As competições continuam no sábado, 21 de setembro, no Den Sorte Diamant, com as provas de longa distância, a partir das 13h (8 horas no horário de Brasília) com transmissão ao vivo.
Ouro – Japão
Prata – Espanha
Bronze – França
Cobre – EUA