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Saquarema, cidade que recebe uma das etapas do circuito mundial de surf, está se consolidando como uma capital dos esportes. A atual administração, ao longo dos anos, reconheceu a importância do turismo esportivo para a economia local. Após a primeira experiência com a World Surf League (WSL), a prefeita Manoela Peres e o então Secretário de Turismo e Esportes, Rafael Castro “Badá”, passaram a incluir diversos eventos esportivos de destaque no calendário da cidade, entre eles um dos maiores festivais de esportes aquáticos do mundo, o Aloha Spirit.
O evento começou na cidade em 2022, continuou em 2023 e, este ano, foi criado um projeto de 10 dias com a expectativa de atrair para Saquarema três mil atletas e quase dois acompanhantes por atleta, mas esse número foi superado. A praia de Itaúna e a lagoa receberam, ao longo desses dez dias, 3.705 atletas e mais de 6.000 acompanhantes, totalizando cerca de 9.000 pessoas envolvidas diretamente com o Aloha Spirit, além dos outros participantes atraídos pelas diversas atividades do festival. Destacaram-se o show de Gabriel o Pensador, as práticas de Yoga conduzidas pela professora Renata Mozzini, além de palestras, workshops e um festival de cinema com exibição diária de filmes.
97% DE APROVAÇÃO – O novo projeto, chamado “Grand Slam”, já desperta o interesse de outras cidades. No entanto, a Ecooutdoor, agência que criou o Aloha Spirit, ainda está avaliando os próximos passos. O que é certo é que Saquarema sediará o festival novamente em 2025. Uma pesquisa encomendada pela cidade revelou que 97% dos entrevistados ficaram satisfeitos com o evento e afirmaram que pretendem voltar para uma nova edição.
“Fiquei muito feliz quando a prefeitura me encaminhou a pesquisa realizada por uma empresa especializada e contratada por eles, com os dados extremamente positivos e alinhados com a nossa pesquisa interna, isso trouxe a certeza de que havíamos entregado o que prometemos. Ajustes precisam e serão feitos, mas 2025 vai ser espetacular” afirmou João Castro, CEO da Ecooutdoor e também atleta multi-esportivo.
Além do suporte, do patrocínio da prefeitura, outras três grandes marcas assinaram o projeto: a patrocinadora Aiwa, a copatrocinadora Parmalat e a Speedo, marca líder no segmento natação e patrocinadora da nossa maior atleta da maratona aquática Ana Marcela, que logo estará representando mais uma vez o Brasil nas Olimpíadas em Paris.
TOUR 2024 – O ano ainda não acabou, as duas últimas etapas serão em Angra dos Reis, uma etapa regional, mas com toda a magia do Aloha Spirit, e Maceió, em Alagoas, onde o evento pretende fincar bandeira definitiva no nordeste do país.
O vídeo desta etapa em Saquarema mostra um pouco o que foi esse grande evento: