Vitória recebe Capixaba de SUP 2024 em outubro
Capixaba de SUP, competição que tem como missão principal fomentar o Stand Up Paddle no Espírito Santo, ... leia mais
Um olho em Paris, outro no Havaí. Os jogos olímpicos começam dia 26 de julho na capital da França. Mas as competições do campeonato mundial de va’a velocidade abrem dia 13 de agosto em Hilo, Big Island, a maior das ilhas que compõe o arquipélago havaiano, reunindo atletas de 31 nações. Mais de 300 são do Brasil e Brasília participa com diversas equipes que disputam em várias categorias, desde a canoa individual (V1) à canoa de 12 lugares (V12). Um grupo que se destaca nesse mar de competidores é a equipe feminina Palipalan, que treina na base CPP Extreme Brasília, no espaço do Clube Ascade.
A equipe é formada por Larissa Lima, 50 anos, nutricionista, que compete nas categorias Master 40 e 50; Bianca Dumas, 43, servidora pública, Master 40; Gabriela da Costa Silva, 45, Master 40; Cláudia Elisabeth Bezerra Marques, 45, servidora pública, Master 40; Priscila Paola Colombo, 40 anos, Master 40, e Luciana Pereira Cavalcante, 42, Master 40.
Mais do que uma competição de velocidade, o evento é uma celebração da cultura das ilhas que formam a Polinésia, com cerimônias ancestrais e o resgate da história dos povos do arquipélago, que se estende da Oceania até a ilha de Páscoa, no Chile. O evento é organizado pela Federação Internacional de Va’a e pela Associação Havaiana de Canoagem.
A Confederação Brasileira de Va’a realizou em outubro de 2023, nas águas do Lago Paranoá, em Brasília, as provas seletivas para definir os atletas do Brasil que participarão do certame internacional. No total, são 312 atletas brasileiros classificados para edição internacional que irão disputar em canoas V1 (para um remador), em V6 (equipe de seis remadores) e V12 (equipe e 12 remadores)