Catalina Classic 2019 | Max First vence em casa pela 4ª vez
Local de Manhattan Beach, Max First foi o grande campeão da 41ª edição da Catalina Classic, tradicional ... leia mais
O último dia do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que ocorreu em Duisburg, Alemanha, foi marcado por conquistas memoráveis para o Brasil. A delegação brasileira encerrou sua participação no evento com um saldo extremamente positivo, conquistando cotas olímpicas e destacando-se em diversas categorias.
Durante esses cinco dias, o Brasil conquistou quatro vagas paralímpicas nas seguintes categorias: VL2 e KL1 na competição masculina, e VL3 e VL2 na competição feminina. E na Canoagem Velocidade, Isaquias Queiroz conquistou a vaga no C1M1000m.
O país também leva pra casa seis medalhas, Fernando Rufino, ouro no VL2M200m. Igor Tofallini, prata na categoria VL2M200m. Luís Carlos Cardoso, bronze na categoria KL1M200m, Mari Santilli também com um bronze na categoria VL3W200m, e Carlos Glenndel, medalha de bronze na categoria VL1M200m, na prova de demonstração do K1M200m para pessoas com Deficiência Intelectual, Rafael Miranda Peireira trouxe uma prata.
E nas competições deste domingo (27) os brasileiros participaram de quatro provas, obtendo os seguintes resultados: Giovane Vieira de Paula fez o melhor tempo na Final B no VL3M200, registrando o melhor tempo de 49.514 segundos. Vagner Junior e Edinho Silva terminaram em oitavo lugar na Final A do K2M500, com um tempo de 01:32.461.
A dupla formada por Jacky Goodman e Isaquias Queiroz também encerrou a prova em oitavo lugar, na categoria C2M500 – Final B, com um tempo de 01:45.424. Finalizando as provas da competição, Adriana Gomes de Azevedo completou a final do KL1W200 em 59.222 segundos, ficando em oitavo lugar.
“Essa prova em especial eu sai muito mais focada com mais experiência, eu sai para ficar entre os seis, mas infelizmente fiquei na oitava colocação, meu barco começou a puxar um pouco para o lado e talvez isso atrapalhou um pouco. Enfiam, agora vamos ajustar esses pontos, treinar mais, temos o ano que vem para as próximas eliminatórias e conseguir essa vaga olímpica para o Brasil”, disse Adriana.
Isaquias Queiroz garantiu o passaporte do Brasil para Paris 2024 no C1M1000. O campeão olímpico assegurou a ida brasileira, depois de ter terminado em sexto lugar na prova de C1M1000m no Campeonato Mundial de Canoagem de Velocidade, ficando a apenas uma posição da zona de classificação da canoa individual no sábado (27). Mas com a realocação de vagas, decorrente dos classificados do C2M500m abriu a vaga para o Brasil.
A delegação brasileira agora se prepara para os desafios que os Jogos Olímpicos de 2024 trarão, além da preparação para garantir outras vagas no Campeonato Continental.
“Viemos para Alemanha para conquistar as vagas olímpicas e paraolímpicas, focando nos próximos treinos de preparação para Paris 2024. Posso dizer que o saldo foi positivo na canoagem velocidade, conquistando o C1, uma vaga bastante importante para nós, e também encaminhamos as outras vagas das categorias para disputar nos EUA no campeonato PanAmericano.
Na Paracanoagem resultados excepcionais, pessoal deu show na água, uma categoria que vem crescendo, além das vagas paraolímpicas conquistamos diversas medalhas, fazendo dobradinha histórica, com o Igor e Rufino e isso mostra o desenvolvimento e o crescimento do esporte. Voltamos para o Brasil muito satisfeito, e vamos trabalhar para conquistar mais vagas para Paris 2024”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem – CBCa, Rafael Girotto.
Atletas: Filipe Vieira Santana, Isaquias Queiroz, Jacky Godmann, Vagner Souta, Valdenice Conceição e Andreia Santos de Oliveira.
Equipe Técnica: Álvaro Koslowski – Chefe de Equipe, Lauro de Souza Júnior – Treinador, Nivalter Santos de Jesus – Auxiliar Técnico, Rui Raggio – Fisioterapeuta e Ana Carolina Ramos e Corte – Médica.
Atletas: Debora Raiza Ribeiro Benevides, Mari Christina Santilli, Luis Carlos Cardoso da Silva, Fernando Rufino de Paulo, Jean Carlos Panucci Benites, Igor Alex Tofalini, Giovane Vieira de Paula, Adriana Gomes de Azevedo, Aline Furtado de Oliveira, Erisângela Toniolo, Uilian Ferreira Mendes, nino Ana Cláudia Fiche Ungarelli Borges, Andrea Pontes e Silva, Luciano Pereira Lima, Carlos Glenndel Moreira, Rafael Miranda Pereira e Frederico Holler.
Chefe de Equipe – Maria de Fátima Fernandes Vara; Técnicos: Thiago Pupo, Akos Angyal, Cleverson Silva dos Santos,Maria Angélica de Jesus Rozalen, Paulo Ricardo Campos Cabral Salomão e Fernanda Rachid; Analista de Performance – Luis Gustavo Teixeira F dos Santos; Médica – Roberta Martins de Medeiros; Fisioterapeuta – Gabriel Prado; Massoterapeuta – Jorge Freitas de Souza e Psicólogo – Luis Eduardo D Almeida Manfrinati.
Equipe CBCa: Rafael Girotto – Presidente; Fábio Canhete – Assessor de Imprensa
RESULTADOS: Confira os resultados online
Fonte: CBCa