
Niterói recebe 4ª etapa do Estadual de Va’a neste sábado
Niterói, que se consolida como um dos grandes pólos da canoagem polinésia nacional, recebe Estadual de ... leia mais

As águas da Laguna Carén, em Santiago, Chile, foram palco de uma celebração de força, resiliência e união no último fim de semana. Entre os dias 24 e 26 de outubro, 24 equipes de mulheres da América Latina se reuniram para o III Festival Nacional de Dragon Boat, um evento exclusivo para sobreviventes do câncer de mama. E no topo do pódio, comemorando o título de campeãs latino-americanas, estavam as brasileiras da equipe Canomama Time.
A equipe, que é a pioneira do dragon boat feminino no Brasil, com nove anos de história, demonstrou garra e sincronia nas provas de 200 metros, superando competidoras do Chile, Argentina, Uruguai e Colômbia. A vitória coroa o trabalho incansável da Associação Canomama de Saúde, Esporte e Cultura do Distrito Federal, que apoia as atletas em sua jornada de reabilitação e competição.
O festival é a materialização do movimento global “Remadoras Rosas”, que utiliza a prática do remo como uma poderosa ferramenta de recuperação física e psicológica para mulheres que enfrentaram o câncer de mama. Pesquisas científicas, inclusive, apontam que os movimentos repetitivos e de baixo impacto do dragon boat são benéficos para o fortalecimento do braço e do músculo peitoral, áreas frequentemente afetadas por cirurgias e tratamentos.
Mais do que uma competição, o evento foi uma demonstração de irmandade. O espírito de camaradagem ficou evidente na participação da outra equipe com remadoras do Brasil, a UmaUma. Por estarem com o time incompleto, elas se uniram a uma equipe chilena, competindo juntas e mostrando que o objetivo maior era a participação e a troca de experiências.

O festival também celebrou a rica herança cultural do esporte, originado há mais de 2.000 anos na China e declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco. A competição no Chile contou com o apoio da Embaixada da China, que reforçou a importância da modalidade como aliada na recuperação da saúde.
Para as guerreiras do Canomama Time, a conquista em Santiago representa um símbolo da vitória diária na batalha pela vida, provando que, juntas e com o mesmo ritmo, elas podem superar qualquer desafio.
A equipe Canomama Time que competiu no Chile é formada por: Valdeci, Zelma, Juliana Sá, Marisa, Tania, Japa, Sol, Dani, Joana, Rosa, Larissa, Fran, Mari, Adriana, Fernanda, Valeria, Marcia, Luciana, Carla e Kilma.