Mundial da ICF: Michael Booth e Esperanza Barreras vencem na Longa Distância
Michael Booth (AUS) e Esperanza Barreras (ESP) faturaram a medalha de ouro nas provas de longa distância ... leia mais
No último final de semana, a praia da Concha, em Itacaré (BA), foi palco da primeira etapa do circuito baiano de canoagem polinésia, com chancela da FEVAABA, o Eco Beach Va’a.
A comunidade baiana do va’a marcou presença para participar do evento, que contou com ótima estrutura, além da paisagem paradisíaca de Itacaré.
As provas foram divididas em dois percursos, com distâncias diferentes, de acordo com o nível e modalidade dos competidores.
Na categoria Estreantes, dividida nas modalidades V1, V1R, V2R, OC6 e Surfski, os competidores fizeram uma prova de 10 km em rio, com a linha de largada demarcada entre as boias localizadas na Praia da Coroa. E aqui vale destacar a grande participação de competidores na categoria, um sinal claro de que o va’a está em franco crescimento na Bahia.
Já os competidores da Open, V1, V1R, V2R, OC6 e Surfski, encararam 16 km de prova em mar aberto e tiveram que lidar com fortes ventos e ondulações, além do tempo fechado, que tornaram as disputas bastante técnicas.
A OC-1/ VR1 foi a categoria mais disputada, tanto no masculino e no feminino, com disputas bem apertadas que levantaram a torcida.
Ao final, porém, o fita azul foi o experiente remador Igor Cruz, de Aracaju (SE), competindo na Máster, o primeiro remador de OC-1 a cruzar a linha de chegada, com o tempo de 1:21:05.
Bem próximo a Igor, o tricampeão baiano, Claudio Britto, cruzou a linha de chegada na primeira colocação da Open (2º ‘overall’), com o tempo de 1:21:09, com Clovis Nunes (1:22:19) ‘na cola’ e Rogério Mendes (1:22:39) respectivamente em segundo e terceiro lugares.
Entre as mulheres, Vanessa Castro alcançou a vitória com um pouco mais de folga, concluindo a prova com o tempo de 1:35:55. Já a briga pela segunda e terceira colocação foi emocionante, com Jessica Rollember garantindo a prata com o tempo de 1:41:24 contra 1:41:30 de Fernanda Siqueira, terceiro lugar. Ou seja, uma diferença de menos de dez segundos.
Mas as outras modalidades também foram igualmente disputadas, como a V1, que teve como campeões Gabryel Parente (1:22:4) entre os homens, e Ana Paula Reis (1:58:10) entre as mulheres.
Outros campeões “Overall’ foram Claudio Britto e Washington Igor (1:20:16) na OC2 Masculino, Manuela Gonzales e Rosario Calmon (1:37:36) na OC2 Feminino, Maria Gabriela e Gilvan Cruz (59m 19s) na OC2 Mista e Felipe Derschum (1:20:03) no surfski.
Entre as equipes, a briga ficou entre as equipes mistas, com vitória da Muta Hoe (49m 40s), seguida por Itacaré Canoa (52m 21s), em segundo, e Gamboa Va’a (56m 28s) em terceiro.
Os amantes do va’a na Bahia agora tem um novo encontro no próximo mês, com o Desafio Salvador Morro de São Paulo, no dia 19 de fevereiro.
Abaixo você confere os resultados oficiais de todas as categorias / modalidades: