Molokai Challenge | Hank McGregor e Jordan Mercer fazem história no Havaí
Com direito a quebra de recorde, sul-africano e australiana vencem a Maui Jim Molokai Challenge 2019, ... leia mais
No último sábado (11) o litoral da Bahia foi palco da sexta edição do Desafio Salvador – Morro de São Paulo. A prova de longa distância sem revezamento, que que larga na Baía de Todos-os-Santos e segue por mar aberto até Gamboa do Morro, um pequeno vilarejo de pescadores pertencente ao município de Cairu, vizinho da vila de Morro de São Paulo, novamente mostrou porque é considerada uma das mais duras do Brasil.
Ao longo dos 60 km de prova, os competidores tiveram que lidar com o forte calor da Bahia e as traiçoeiras ondulações de leste, atingindo em cheio o lado esquerdo das embarcações, o que forçava os competidores a ajustar o rumo a todo momento.
Nesse sentido, aqueles que tinham melhor domínio no downwind se sobressaíram na disputa, e quando falamos dessa técnica em particular, o surfski ganha ainda mais destaque. Assim, a dupla Igor Cruz (SE) e Carmen Lucia (RJ) deram um show de habilidade, faturando a “fita azul” da prova, remando em um surfski duplo, para cruzar a linha de chegada com o impressionante tempo de 05:48:37.
Tão impressionante quanto, foi a performance de outro remador de surfski, José Marcos Mendes Filho (SP), segundo colocado overall que, remando em um surfski simples faturou a coroa individual com o tempo de 06:07:45.
Mas, claro, que remadores de outras modalidades também protagonizaram performances impressionantes.
Este, sem dúvida, foi o caso de Robert Almeida (ES), primeiro remador de va’a individual a completar o desafio e terceiro colocado overall da prova em 06:10:12.
Remando de V1, Robert mostrou habilidade acima da média para conseguir surfas as ondulações que atingia, em cheio a ama de sua canoa. As condições de downwind do Desafio Salvador – Morro de São Paulo, definitivamente, não são as mais fáceis para remadores de va’a, algo que traz um peso a mais à conquista de Robert.
Na quarta colocação Overall da prova e primeira colocada entre todas as equipes de OC6, a equipe Gamboa, formada por Augusto César Araújo dos Reis Filho, Deivid Morais De Jesus, Rickson Freitas, Robson Santos Sapucaia, Ziggy Marley e Rafael Santos Sapucaia representou Salvador em grande estilo.
Outros destaques da prova foram Rogério Mendes Viana (SP), Top 6 overall da prova e campeão da OC1, Aries VAA Bahia (BA), campeã Mista da OC6, Yacht Clube da Bahia (BA), campeã feminina de OC6, Fernanda Chaves de Siqueira (BA), primeira OC1 entre as mulheres, Mariana Matheus (RJ), primeira V1 feminina a completar o desafio e Heloisa Helena R Correa (SP), campeã do surfski individual (veja os resultados extra oficiais e tempos abaixo).
O evento registrou a participação de mais de 60 barcos e 152 atletas de várias partes do Brasil remando em diferentes modalidades de va’a (V1, V1R, V2R, V3, OC6 e V6) e canoagem oceânica (Surfski simples e Surfski duplo).
Ao final de tanto esforço, uma bela festa de premiação em meio à paradisíaca Gamboa do Morro. Que venha 2024.