Mundial da ISA: Aline Adisaka é prata no SUP Wave
Aline Adisaka conquista a medalha de prata no Mundial da ISA desta quarta-feira (27), disputado em Les ... leia mais
O Campeonato Mundial de SUP da ICF 2024 que está sendo realizado em Sarasota, na Flórida (EUA), viu na quinta-feira a estreia da categoria SUP Race Técnico. As disputas foram marcadas por nada menos que 90 baterias de provas de 1 km que, somadas aos ventos que sopraram fortes ao longo do dia, transformaram o Nathan Benderson Park em um palco de resistência e técnica.
Na categoria Open Masculino, Eri Tenório garantiu vaga nas quartas de final ao terminar em segundo lugar na terceira rodada. Antes disso, ele, Thiago Vieira, Gustavo Geremello e Matheus Vieira avançaram na fase inicial, com destaque para a persistência dos irmãos Vieira, que enfrentaram a repescagem e chegaram até a terceira rodada.
Entre os Masters, Thiago Giacomelli brilhou na Master 40+, vencendo sua bateria de estreia e avançando para as semifinais com um segundo lugar. Na Master 50+, Américo Pinheiro e Tiago Andrade mostraram grande desempenho, terminando consistentemente em primeiro e segundo lugar, respectivamente, nas fases iniciais e avançando com segurança.
No entanto, o Brasil sofreu baixas no feminino. Lena Ribeiro e Scarlett Miranda foram eliminadas na primeira rodada da Open, e Rebeka Klotz, destaque na Júnior Feminino, chegou às quartas de final, mas não avançou, deixando o país sem representantes femininas nas finais do Race Técnico.
O japonês Shuri Araki foi o mais rápido do dia na Open Masculino, completando os 1 km em 4:09.19, superando o espanhol Manuel Hoyuela e outros grandes nomes como Ethan Bry (França) e Christian Andersen (Dinamarca). Outro japonês, Rai Taguchi, também avançou com um tempo impressionante, mostrando a força da delegação asiática.
Na categoria feminina, a americana Sey Chelle garantiu o melhor tempo da Open Feminino (4:53.38), superando a campeã mundial Esperanza Barreras, da Espanha. Atletas sul-americanas como Mariecarmen Rivera (Porto Rico) e Jenny Kalmbach (Costa Rica) também impressionaram, todas terminando abaixo dos cinco minutos.
No Júnior Masculino, o japonês Nariakira Shimazu despontou como favorito, com um desempenho 3.28 segundos à frente do romeno Matei Barbu. Já no Júnior Feminino, a italiana Cecilia Pampinella mostrou força com 5:13.11, mas terá que superar adversárias como Naja Pinteric (Eslovênia) e Soryn Preston (EUA).
Entre os Masters, nomes como Roberto Canedo (Espanha) e Ryohei Yoshida (Japão) brilharam na Master 40+, enquanto Penny Tsaoutou (Grécia) e Katerina Trdlova (Tchéquia) se destacaram na Master 50+ Feminino.
O Mundial de SUP 2024 segue até o dia 24 de novembro. Nesta sexta-feira, 22, a disputa por medalhas ganha destaque, com as semifinais e finais do Sprint com oito brasileiros no páreo: Lena Ribeiro, Scarlett Miranda, Jessika Moah, David Leão e Arthur Santacreu na Open, Thiago Giacomelli na Master 40+, Américo Pinheiro e Tiago Andrade na Master 50+.
TRANSMISSÃO AO VIVO – Para quem deseja acompanhar as disputas, a transmissão ao vivo será feita pelo canal Planet Canoe no YouTube, porém, disponível apenas para membros inscritos. O valor de assinatura é de €9,99 ao mês. Para mais informações, clique aqui.