
SUP brasileiro conquista duas medalhas de prata nos Jogos Sul-Americanos de Praia
Lena Guimarães Ribeiro e David Leão ficam com a medalha de prata na prova de SUP Race Técnico dos Jogos ... leia mais

A segunda edição da Aloha Spirit Alcatrazes, a única prova de canoagem polinésia oceânica do Brasil, aconteceu neste sábado, 7 de fevereiro, desafiando equipes experientes em um percurso de aproximadamente 90 quilômetros em mar aberto. Em condições bastante favoráveis, com mar calmo e céu nublado, a equipe Free Paddle, de São Paulo, foi a grande campeã na principal categoria, a V6 Masculino, completando o percurso em 7 horas, 26 minutos e 52 segundos.
Por ser uma prova disputada em mar aberto, sem referenciais costeiros, a prova exige grande capacidade de navegação, além de preparo físico em dia. Para encarar a distância, as equipes de revezamento, compostas por 9 a 12 atletas em canoas de 6 lugares (OC6/V6), navegam distantes de qualquer ponto de apoio em terra, dependendo exclusivamente de sua técnica, resistência e barcos de apoio.
Segundo Marcelo Dias, diretor técnico da prova, a edição deste ano foi marcada por um mar excepcionalmente tranquilo, sem as ondulações e ventos que normalmente castigam a região. Um céu encoberto protegeu os atletas do sol forte, mas, em contrapartida, tornou o desafio mais abafado e exigiu um esforço de hidratação ainda maior. Dias destacou que o ponto alto da prova foi o contorno da boia no Saco do Funil, no Arquipélago de Alcatrazes, uma experiência que ele classificou como “extraordinária” e “fora da curva” pela beleza e pelo contato com a vida marinha, que incluiu a observação de aves, golfinhos e pequenos tubarões. “É uma prova sem igual, experiência surreal!”, declarou.

Vale destacar que a segurança foi um ponto forte do evento, com um sistema robusto que incluía dois barcos de apoio e um plano de evacuação em prontidão, conectado diretamente com o Corpo de Bombeiros em terra. Além das disputas de va’a, também foi realizada simultaneamente a já tradicional Swim Alcatrazes, competição de Maratona Aquática onde os competidores são transportados de barco até Alcatrazes e nadam no entorno da ilha.
Já em terra firme, a estrutura montada no Shopping Ardhentia, tanto para a entrega de kits quanto para a premiação, foi elogiada pela organização como um grande acerto logístico.

1º Lugar: Free Paddle (São Paulo/SP) – 07:26:52
1º Lugar: Meta Va’a (São Vicente/SP) – 08:05:24
1º Lugar: Cajuinas (Fortaleza/CE) – 08:58:12
1º Lugar: AVM60 Barra Va’a (Rio de Janeiro/RJ) – 09:13:28
Marcelo Dias elogiou a performance da equipe campeã Free Paddle, que, segundo ele, “voou baixo”, mantendo uma frequência de remadas altíssima durante toda a prova e executando a melhor rota de navegação entre os competidores e também a equipe mista da META Va’a, que mostrou mais uma vez porque é considerada uma das mais fortes do Brasil na categoria. A participação de equipes de diversas partes do país, como a Cajuinas de Fortaleza e a AVM60 do Rio de Janeiro, reforça o caráter nacional e a importância da Aloha Spirit Alcatrazes no calendário da canoagem brasileira.