
Kevin Kouider vence 1ª etapa do Te Toa Faa’a
Remador da equipe Pirae Va'a, Kevin Kouider, vence sua primeira prova de V1 na temporada de 2021 do va'a ... leia mais
Se o Hawaiki Nui é a prova de V6 va’a mais antiga e famosa da Polinésia Francesa, o Vodafone Challenge pode ser considerado o mais difícil. E por um bom motivo: 85 km em quase 7 horas de travessia entre as ilhas de Taiti e Moorea.
Contudo, a quarta edição do desafio, que acontece neste sábado, será realizado em uma distância menor. O motivo, segundo os organizadores, é tornar o Vodafone Challenge menos desgastante e mais atrativo: “Ouvimos os atletas dizerem que 85 km era muito tempo! Principalmente se quisermos trazer estrangeiros para competir com os polinésios”, informou Patrick Moux, vice-presidente da Vodafone, durante a conferência.
“O objetivo é que esta corrida se internacionalize e seja mais “acessível”, disse. “É por isso que para esta 4ª edição, o percurso foi reduzido para 60 km”, explicou.
Dessa forma, para a quarta edição da Vodafone Challenge Race, o percurso conhecido pela sua dificuldade foi encurtado para os homens da categoria Open, com a estreia de equipes femininas nesta competição, em um percurso de 34km sem revezamento.
A lendária Shell Va’a é a atual campeã da Vodafone Challenge e há uma grande expectativa em torno da invencibilidade da equipe.
A primeira largada prevista é a da categoria feminina, com as equipes partindo de Aorai Tini Hau, em direção a Punaauia com retorno pela lagoa cruzar a linha de chegada de volta a Aorai Tini Hau.
As equipes masculinas de V6 (nas categorias júnior, sênior/open e veterano) partirão do mesmo local ao mesmo tempo para chegar a Moorea e retornar a Punaauia para chegar à chegada em Aorai Tini Hau na lagoa. Um percurso de 60km que os remadores deverem fazer em 5 horas, segundo estimativa dos organizadores.
A grande novidade será a inclusão de uma equipe formada por competidores do Chile e Brasil na prova. Veja quem serão os brasileiros que competirão no sábado:
A 4ª Vodafone Challenge poderá ser acompanhada ao vivo, neste sábado, 17 de junho, através do canal do YouTube TNTV e também será exibida aqui, em Aloha Spirit Midia, a partir das 15h do horário de Brasília.