Equipe de argentinas irá disputar segunda etapa do Aloha na Praia do Forte
Da Argentina até Cabo Frio, equipe ‘Alekina se prepara para o maior festival de competição aquática ... leia mais
A Confederação Brasileira de Surf – CBSurf, divulgou essa semana seu calendário de competições propostas para 2021.
Serão 21 eventos nacionais previstos em dez estados, abrangendo as quatro regiões costeiras do País – Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.
A inovação neste anúncio diz respeito à inclusão de um circuito nacional de SUP Wave e um campeonato Brasileiro de Surf Adaptado.
Estão previstas também competições de SUP Race, contudo, ainda sem data ou locais definidos (veja o calendário abaixo).
Em relação ao SUP Wave, estão previstas pelo menos três etapas em 2021, sendo a primeira no mês de janeiro, nos dias 23 e 24, no estado da Bahia.
As outras duas estão previstas nas seguintes datas: 9 e 10 de julho, em Santa Catarina e 26 e 27 de setembro em São Paulo.
Existe, ainda, a possibilidade da inclusão de etapas de SUP Wave nos eventos oficiais de Longboard chancelados pela CBSurf.
No dia 18 de dezembro será realizada uma votação para a escolha da diretoria que comandará a CBSurf nos próximos quatro anos, a partir de janeiro de 2021.
Três chapas concorrem ao pleito: a de situação, tendo Adalvo Argolo, atual presidente da CBSurf, à frente; a chapa “Surfa Brasil”, presidida por Jojó de Olivença, e “Nação Surf Brasil”, presidida por Ricardo Bocão.
Portanto, o calendário proposto pela atual gestão poderá sofrer mudanças a depender da chapa que vença a eleição.
Vale ressaltar, também, que a divulgação de um calendário não garante necessariamente a realização desses campeonatos, ainda que este anúncio seja, evidentemente, um passo importante.
Outro ponto fundamental a ser levado em consideração é a autonomia da CBSUP, por ser legalmente instituía a organização máxima para reger o stand up paddle no Brasil.
Ou seja, legalmente falando, somente a Confederação Brasileira de SUP tem o poder de determinar campeões brasileiros das modalidades de stand up paddle.
No entanto, felizmente, ambas as entidades, CBSurf e CBSUP, tem um histórico de parceria e boa convivência, atuando de forma colaborativa na realização de etapas do circuito nacional válidas como seletivas para o Mundial de SUP e Paddleboard da ISA.
Esse retrospecto nos leva a crer que a CBSUP tenderá a atuar de forma colaborativa com a CBSurf na realização deste circuito de SUP Wave proposto para 2021, desde que, evidentemente, as regras que regem o SUP Wave, estabelecidas pela CBSUP, sejam respeitadas (algo que já vem acontecendo em anos anteriores).
A manutenção da boa relação entre as entidades é importante não somente para a realização de um circuito brasileiro mas, sobretudo, para que efetivamente os melhores atletas do Brasil sejam escalados em seletivas para eventos oficiais como os Jogos Pan-Americanos e o Mundial da ISA.
Procurada pela nossa redação, a CBSUP disse que à princípio vê com bastante otimismo o calendário proposto pela confederação de surfe, mas que só irá se manifestar oficialmente após o resultado das eleições e a consequente confirmação do calendário proposto pela chapa vencedora.