Brasileiros têm bom desempenho, mas ficam sem medalha na Longa Distância

Compartilhe
Longa distância
Eri tenório “bate na trave” e chega na quinta colocação. Foto: Sean Evans / ISA

Os remadores brasileiros tiveram um bom desempenho nas provas de longa distância realizadas nesta sexta-feira, 04 de novembro, no Mundial da ISA, nas modalidades SUP e Paddleboard, Masculino e Feminino.

Não conquistamos medalhas, mas tivemos resultados muito bons, com Eri Tenório “batendo na trave” do SUP Race Masculino, chegando na quinta colocação, e Jader Andrade com a histórica sexta colocação no Prone Paddleboard, fazendo os melhores resultados do dia entre os brasileiros.

Veja também > Luiz Diniz é ouro e Aline Adisaka é bronze no SUP Wave

As disputas de Longa Distância ocorreram em um percurso que abrangeu toda a Ilha de San Juan, em Porto Rico, com anunciados 18 km, dos quais, segundo os atletas, acabaram reduzidos para 16 km.

As mulheres foram as primeiras a largar, com a atual campeã Esperanza Barreras (ESP) e sua compatriota Duna Gordillo assumindo a liderança já no início da prova, conseguindo abrir boa vantagem sobre as demais concorrentes.

Longa distância
Largada do Masculino. Foto: Pablo Franco / ISA

Ao contornar a Ilha de Fiji para a reta final, Gordillo quase caiu de sua prancha, deixando Barreras abrir uma vantagem de cerca de 10 metros e avitória parecia certa.

No entanto, uma pequena e salvadora onda da série surfada por Gordillo, permitiu que a jovem espanhola de 19 anos ultrapassasse sua companheira de equipe sprint final para conquistar a medalha de ouro, deixando Barreras, prata em uma dobradinha histórica para a Espanha.

Estou super feliz. Treinei o ano inteiro para vencer. Esse era o meu principal objetivo”, declarou Gordillo.

Longa Distância
Espanhóis vibram com a dobradinha no SUP Feminino. Foto: Pablo Franco

Jennifer Kalmbach (CRC) manteve o terceiro lugar desde o início, mas foi pega por um grupo formado por April Zilg (EUA), Melanie Lafenetre (FRA) e a medalhista de ouro em 2014 Lina Augaitis (CAN). Todas as quatro remando juntas em esteira até os últimos metros.

Na reta final, Lafentre conseguiu se separar para levar o bronze, enquanto Augaitis levou o cobre por pouco à frente de Zilg.

Lena Ribeiro e Roseli Novloski representaram o Brasil na prova. Lena largou mal, ficando nas últimas colocações após a largada, tendo que fazer uma prova de recuperação.

Já Roseli, fez uma boa largada e chegou a remar junto ao pelotão de elite boa parte da prova, mas após a metade, acabou perdendo algumas posições, concluindo o desafio na 10ª colocação.

Lena, por sua vez, reuniu todas as suas forças, fazendo uma impressionante prova de recuperação, contudo, acabou pagando o preço da largada mal executada, cruzando a linha de chegada na sétima colocação.

Lena Ribeiro fez uma prova de recuperação. Foto: Pablo Franco

No Prone Paddleboard Feminino, a briga por medalha também foi muito disputada, com a s duas líderes, a medalhista de prata de 2018 Judit Vergés (ESP) e Yurika Horibe (JPN), disputando o ouro braço a braço, com uma vantagem gigantesca sobre o resto do pelotão ao longo de todo percurso.

Horibe abriu uma ligeira vantagem nos últimos 300m. No mesmo momento, Vergés foi derrubada de sua prancha por uma onda, o que permitiu que a japonesa de 30 anos, mãe de um menino de 11 meses remasse sozinha pela primeira vez na prova, garantindo a medalha de ouro 20 segundos à frente. Vergés ficou com a prata.

Cornelia Rigatti (ITA) terminou em terceiro lugar para conquistar a medalha de bronze, com Liz Hunter (EUA) levando o cobre.

A veterana Sinara Pazos, que representou o Brasil na prova, cruzou a linha de chegada na honrosa oitava colocação.

Visual da raia da prova. Foto: Sean Evans / ISA

Em seguida, foi a vez dos homens entrarem na água. Luiz Guida Animal e Eri Tenório eram os representantes do Brasil no SUP Race.

Eri fez uma excelente largada, liderando a prova até quase a metade do desafio. Porém, o brasileiro acabou sendo ultrapassado por um pequeno pelolão formado pelo bicampeão da ISA, Michael Booth (AUS), o medalhista de ouro de 2014, Titouan Puyo (FRA), e o medalhista do SUP Race Técnico desse ano, Shuri Araki (JPN), que assumiu a liderança.

O trecho final, disputado em mar aberto, Araki abriu ainda mais a diferença, até cruzar a linha de chegada e garantir a sua segunda medalha de ouro nesta edição do Mundial da ISA. Puyo ficou com a prata e Booth conquistou o bronze.

Um pouco mais atrás Noic Garioud (FRA) e Eri Tenório travaram uma briga dura pela medalha de cobre, mas o francês acabou vencendo a disputa, deixando Eri na quinta colocação.

Nosso outro representante verde e amarelo na prova, Luiz Guida Animal, manteve-se no pelotão intermediário e terminou o desafio na 12ª colocação.

Jader Andrade faz resultado histórico no prone paddleboard. Foto: Arquivo pessoal

Na prova masculina de Prone Paddleboard o bicampeão da ISA, Hunter Pflueger (EUA) se manteve firme na liderança com Julen Marticorena (FRA), Andrew Newton (NZL), Andrew Byatt (GBR) e David Buil (ESP) formando um pelotão de elite. O brasileiro Jader Andrade vinha um pouco mais atrás, determinado a alcançar o pelotão.

Com o tempo, porém, Marticorena e Pflueger se separaram dos demais competidores, com o francês assumindo a liderança por um bom tempo, mas, de maneira semelhante a Araki na prova de distância de SUP, assim que a reta final em mar aberto chegou, Pflueger acelerou e conseguiu assumir a ponta até a linha de chegada, conquistando seu terceiro título mundial consecutivo.

Marticorena ficou com a medalha de prata, com Buil na frente para o bronze. Enquanto isso, Byatt, na quarta colocação, ganhou a primeira medalha do evento para a Grã-Bretanha, garantindo o cobre.

Jader veio logo atrás, na histórica sexta colocação, fazendo um dos melhores resultados do Prone Paddleboard brasileiro na história dos Mundiais da ISA logo em sua estreia no evento.

O Mundial de SUP e Paddleboard prossegue neste sábado (05) com as disputas de SUP Race Técnico Júnior e Prone Paddleboard Técnico.

O Brasil será representando por Rebeka Klotz e Cauê Menezes, no SUP Júnior, e Catarina Ganzeli Winkler e Patrick Winkler no Prone Paddleboard.

O início das provas está previsto para às 10h30 do horário de Brasília.  Assista ao vivo AQUI.

Resultados Provas de Longa Distância

Longa Distância Prone Feminina

Ouro – Yurika Horibe (JPN)

Prata – Judit Vergés (ESP)

Bronze – Cornelia Rigatti (ITA)

Cobre – Liz Hunter (EUA)

8º Sinara Pazos (BRA)

Longa Distância SUP Feminino

Ouro – Duna Gorillo (ESP)

Prata – Esperanza Barreras (ESP)

Bronze – Melanie Lafentre (FRA)

Cobre – Lina Augaitis (CAN)

7º Lena Ribeiro (BRA)

10º Roseli Novloski (BRA)

Longa Distância Prone Masculino

Ouro – Hunter Pflueger (EUA)

Prata – Julen Marticorena (FRA)

Bronze – David Buil (ESP)

Cobre – Andrew Byatt (GBR)

6º Jader Andrade (BRA)

Longa Distância SUP Masculino

Ouro – Shuri Araki (JPN)

Prata – Titouan Puyo (FRA)

Bronze – Michael Booth (AUS)

Cobre – Noic Garioud (FRA)

5º Eri Teório (BRA)

12º Luiz Guida (BRA)

Classificação por equipe após as provas de Longa Distância

1. França (14840)

2. EUA (14606)

3. Espanha (13839)

4. Brasil (13142)

5. Japão (12168)

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe