“Maracanã do surfe” receberá etapa do Aloha Spirit em 2022
Saquarema, o "Maracanã do surfe", receberá etapa do Aloha Spirit Festival em 2022. Informação foi ... leia mais
Após as disputas intensas do Race Técnico, os melhores remadores de stand up paddle do Brasil voltaram à ação neste sábado (25), na Arena Lagoa, no penúltimo dia do Aloha Spirit Saquarema, para mais uma disputa do campeonato brasileiro de SUP, dessa vez, na categoria longa distância, valendo também como classificatória para o Mundial de 2024, que será disputado em setembro, na Dinamarca, e para o Programa Bolsa Atleta Federal.
A prova estava desenhada inicialmente para um circuito de 5 km, onde profissionais dariam duas voltas, totalizando 10 km e amadores fazendo uma e meia volta. Contudo, devido aos fortes ventos de sudeste, a organização optou por reduzir a raia para 2,5 km, onde profissionais fariam quatro voltas e amadores duas e uma volta.
A primeira categoria a largar foi a profissional masculino, seguida pela profissional feminino e, por fim, as categorias amadoras, com cerca de 100 remadores, com suas pranchas colorindo as águas da lagoa de Saquarema.
Logo nos primeiros metros da prova masculina, já se formou um pelotão de elite, composto por Marinho Cavaco, Eri Tenório, David Leão e Guilherme dos Reis, seguidos por Luiz Guida Animal e outro pelotão com Rudah Bosi e os “SUP Gêmeos”, Thiago e Matheus de Lima Vieira, um pouco mais atrás.
Até conclusão da primeira volta, Marinho Cavaco segurava a liderança da prova, porém, no início da segunda volta, no contorno da boia que daria início à pernada de downwind, Eri Tenório, adotando uma estratégia parecida daquela adotada por ele no sábado, arrancou um Sprint ultrapassando Marinho para se desgarrar do pelotão de elite e começar a abrir vantagem pavimentando seu caminho rumo ao ouro.
Enquanto isso, Lena Guimarães Ribeiro e Jessica Moah, travavam uma briga “remo a remo” pela primeira colocação, com Roseli Novloski remando sozinha na terceira colocação um pouco mais atrás.
Na liderança da prova, Eri Tenório aumentava pouco a pouco a distância de seus concorrentes, e a briga pela segunda colocação entre Guilherme dos Reis, David Leão e Marinho Cavaco tornou-se o embate mais emocionante da competição.
Na última volta, Eri estava seguro na liderança e cruzou sozinho a linha de chegada, faturando mais uma vitória no Aloha Spirit Saquarema de 2024, mas logo após sua chegada, Marinho, Gui e David imprimiram um Sprint emocionante na busca pela segunda colocação, sendo conquistada por Marinho Cavaco com muita garra. David Leão garantiu o bronze e Guilherme dos Reis ficou com a quarta colocação.
No feminino, Lena e Moah batalharam a prova toda pelo primeiro lugar, que só foi definido na linha de chegada, com as duas competidoras remando à máxima potência num Sprint muito forte vencido por Lena chegando poucos metros à frente de Moah.
Roseli Novloski completou o pódio na terceira colocação, com Rebeka Klotz, de apenas 16 anos, ficando com a quarta colocação.
PADDLEBOARD – A categoria prone paddleboard fez sua largada junto da categoria profissional de SUP Race e também foi válida como seletiva para o Mundial de 2024.
No masculino, a disputa pela primeira colocação ficou polarizada entre Patrick Winkler e Felipe Barone que remaram juntos ao longo de todos os 10 km da prova, mas, no final, foi Patrick quem faturou o ouro, com Barone em segundo lugar.
Esposa de Patrick, Catarina Winkler competiu sozinha, mas isso não a fez diminuir o ritmo, pelo contrário. Remando como se estivesse em um “treino de luxo”, Catarina chegou na frente de muita gente e não resta dúvida de que, além de ser a melhor remadora de paddlebard do Brasil na atualidade, representará nosso país muito bem no Mundial da Dinamarca.
O sábado será particularmente especial para o Paddleboard no Aloha Spirit Saquarema, pois, além da prova de hoje, será exibida às 18h na Arena Itaúna, a première do documentário The Longest Paddle, que retrata a história inspiradora de Patrick Winkler, o primeiro brasileiro a conquistar o título internacional da 11 City Tour na modalidade paddleboard.
Após a apresentação do documentário, Gabriel o Pensador fará um show aberto ao público no mesmo local.
FINAIS DE SUP SURF – Devido ao forte vento maral na Praia de Itaúna, as finais de SUP Surf e Longboard foram adiadas neste sábado e serão realizadas no domingo (26) quando, de acordo com a previsão, as ondas apresentarão melhor formação e condições para um grande encerramento.
Também no domingo serão realizadas disputas em canoas individuais e duplas, surfski e SUP Race Técnico válida pelo circuito Aloha Spirit.
Para mais detalhes e para conferir a programação completa, acesse: alohaspirit.com.br.