Na raça, seleção brasileira arruma as malas para competir no Mundial da ISA
De 24 de novembro a 01 de dezembro El Sunzal, em El Salvador recebe a oitava edição do ISA World SUP and ... leia mais
O IVF World Sprints 2024, o campeonato mundial de va’a velocidade, chegou ao fim neste sábado, em Hilo, na Ilha do Havaí (Big Island). O evento reuniu 27 nações e quase 3.000 competidores, em uma disputa que coroou o Taiti como o grande vencedor do mundial, com impressionantes 74 medalhas conquistadas, sendo 40 de ouro, 18 de prata e 16 de bronze.
O Brasil encerrou sua participação na nona colocação no quadro geral, somando sete medalhas, todas de bronze. Curiosamente, as categorias que historicamente recebem menos apoio foram as que mais se destacaram, com o Parava’a e a Júnior sendo responsáveis por cinco das sete medalhas alcançadas.
O Taiti dominou a competição, mostrando sua superioridade nas águas ao medalhar em 74 vezes (a maioria ouro) nas 95 categorias disputadas. O país manteve sua tradição de excelência no esporte, deixando claro que está em um nível acima das demais nações.
Na reta final da competição, os donos da casa, Havaí, conseguiram ultrapassar a Nova Zelândia, assegurando a segunda colocação no quadro geral. O Havaí terminou o mundial com um total de 78 medalhas, sendo a maioria delas de prata. A Nova Zelândia, apesar de sua forte atuação, ficou em terceiro lugar, consolidando-se como uma das potências do va’a mundial.
Uma boa surpresa foi o Canadá, que ocupou a quarta colocação no evento, superando expectativas e mostrando evolução no esporte.
O IVF World Sprints 2024 reuniu 27 nações e quase 3.000 competidores. Em 2025, o Brasil sediará o mundial de va’a, na modalidade maratona. A competição acontecerá de 10 a 17 de agosto, em Niterói (RJ).