
NY SUP OPEN AO VIVO
Acompanhe ao vivo, direto de Long Beach, as emoções do New York SUP Open, o Mundial de stand up paddle ... leia mais

A equipe brasileira de SUP Surf teve uma atuação dominante no segundo dia de competições do Mundial da ISA, nesta quarta-feira (12), e assumiu a liderança provisória na classificação por equipes. Em um dia longo e produtivo em El Sunzal, todos os quatro atletas do time avançaram para as semifinais, mantendo um aproveitamento de 100% no evento.
O dia exigiu muito dos competidores, com a realização de três rodadas para a categoria masculina e duas para a feminina. A equipe brasileira demonstrou consistência e alto nível técnico, com seus atletas vencendo a maioria de suas baterias. Luiz Diniz, que havia avançado em segundo lugar no dia anterior, teve uma performance de gala em sua última bateria, garantindo a primeira colocação com um surf sólido.
O ponto alto do dia foi a última bateria da terceira rodada masculina, que se tornou histórica ao colocar os brasileiros Luiz Diniz e Leco Salazar na mesma disputa por vagas na semifinal. Diniz começou forte, conseguindo uma nota alta logo em sua segunda onda. Em um final tenso, um surfista italiano precisava de uma nota 3.51 para eliminar Leco, mas não alcançou a pontuação necessária. Com isso, os dois brasileiros avançaram juntos, garantindo a força máxima do Brasil na fase decisiva.
No feminino, Aline Adisaka e Gabriela Sztamfater também competiram com autoridade e carimbaram seus passaportes para as semifinais, completando o dia perfeito para a seleção.
Com o resultado, o Brasil se posiciona como a grande potência da modalidade de SUP Surf até o momento, ocupando quatro das 12 vagas disponíveis nas semifinais (duas no masculino e duas no feminino). Outros nomes fortes que também avançaram e prometem disputas acirradas são Vania Torres e Tamil Martino (Peru), Iballa Ruano e Juan de los Reyes (Espanha), a atual campeã Lucia Cosoleto (Argentina) e Max Torres (Porto Rico).
Apesar da liderança expressiva no surf, a disputa pelo título mundial geral por equipes ainda está em aberto. A pontuação final levará em conta todas as modalidades, incluindo as provas de SUP Race (Técnico e Longa Distância), Paddleboard, Sprint e o Revezamento por Equipes, que ainda serão disputadas nos próximos dias.
A competição continua nesta quinta-feira, a partir das 10h (horário de Brasília), com a decisão dos títulos do SUP Surf, e, em seguida, o Race Técnico. As disputas podem ser acompanhadas ao vivo pelo site da ISA.