30ª edição da 1ère Marathon Va’a é adiada para 2021
Aumento nos casos de Covid-19 na Polinésia Francesa leva organizadores da Marathon Va’a decidem adiar a ... leia mais
No último final de semana, a Praia do Anil, em Angra dos Reis (RJ), foi o cenário de um dos maiores eventos de esportes aquáticos do mundo, o Aloha Spirit Festival. A competição reuniu disputas emocionantes nas modalidades stand up paddle, va’a, canoagem oceânica e natação em águas abertas, atraindo um grande público que lotou as areias da praia para acompanhar as provas e participar das atividades especiais preparadas para o evento.
Durante dois dias, os participantes se dedicaram intensamente às competições, mas também aproveitaram a atmosfera de confraternização que dominou a arena do evento. As águas limpas e verde-esmeralda da Praia do Anil, resultado de um trabalho de revitalização da orla realizado pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis, deram um toque especial ao festival, consolidado como uma das principais celebrações dos esportes aquáticos no cenário brasileiro.
No sábado, as competições começaram com as provas de va’a por equipes de OC6 nas categorias Masculino e Feminino Master +50 e +60, seguidas pelas equipes Master 40. Destaque para as vitórias dos locais de Ilha Grande, no masculino, e da equipe Fusão Va’a, no feminino, que mostraram grande habilidade e entrosamento nas águas de Angra.
Em seguida, foi a vez das categorias individuais ganharem espaço, com a eletrizante competição de SUP Race Técnico. Luiz Guida “Animal” (SP), hexacampeão brasileiro profissional, travou uma disputa intensa no início da prova contra o remador de Brasília Cirano Ribeiro, mas conseguiu abrir boa vantagem e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. No feminino, Scarlett Miranda (RJ), uma promessa em ascensão no circuito brasileiro, brilhou na prova e garantiu o troféu com uma performance impecável.
Ainda no sábado, as competições individuais e em duplas de va’a e canoagem oceânica tomaram conta das águas. Igor Lourenço de Oliveira (RJ) foi o grande destaque, conquistando a vitória na V1 masculino e no geral da prova, após um tempo afastado das competições. Igor comentou: “Foi uma prova muito interessante, porque tinha um pouco de vento e de swell, além das ondulações dos barcos, o que fazia você a todo momento aproveitar essas ondinhas, e próximo ao quilômetro cinco, consegui manter a liderança, disputando a primeira colocação geral contra primeiro colocado no surfski, o Sidnei Ramos Júnior, mas em seguida consegui abrir e chegar em primeiro. Foi uma prova boa e me sinto feliz agora que mudei de equipe e estou representando a Praia Vermelha Va’a nas competições”.
Outros nomes que se destacaram foram a veterana Carmem Lucia, campeã no surfski feminino, representando Angra dos Reis, e a dupla Rema Caraguá (SP), campeã da OC2.
No domingo, os atletas da natação em águas abertas iniciaram as disputas, aproveitando a excelente qualidade da água da Praia do Anil em um espetáculo de maratona aquática. Logo depois, as competições mistas por equipes na va’a ocorreram, com a equipe Paddle Club Barra (RJ) se sobressaindo, e a Parava’a encerrando o evento com a emocionante vitória da equipe ParaBravaa.
A competição foi transmitida ao vivo pelo canal da RJNET Play no YouTube, sob o comando do experiente Fernando Bonfá e com a participação de figuras de destaque no universo dos esportes aquáticos, como Carmem Lucia e Ivan Mundim.
O Aloha Spirit Festival agora se prepara para sua próxima etapa, que será realizada de 20 a 22 de setembro em Maceió (AL), marcando o retorno do festival ao nordeste brasileiro.
Os resultados oficiais de todas as categorias serão divulgados em breve no site oficial do evento: alohaspirit.com.br.