Brasileiro de Va’a prova o alto nível das equipes no país
Equipes de todo país competiram em alto nível em Vitória (ES) durante o campeonato brasileiro de va'a nas ... leia mais
Em sua 45ª edição, o Buffalo’s Big Board Surfing Classic, uma das mais tradicionais competições de water sports que existem, homenageou o falecido e amado líder comunitário Anthony “Ants” Guerrero, durante a abertura da competição, em Makaha Beach, na costa oeste de Oahu, Havaí.
Criado pelo havaiano Buffalo Keaulana, o evento tem como objetivo valorizar as formas tradicionais de surf em sua essência, tal qual eram praticadas pelos ancestrais havaianos.
O evento é restrito a convidados e há somente uma categoria cujas inscrições são abertas, a “Internacional”.
Entre as diversas modalidades do festival estão o Tandem Surf, Supsquatch, Bully Board, Alaia, Stand Up Paddle em dupla, Surfe de Canoa Havaiana, Bodysurf, Pipo Board (Bodyboard de madeira usado no início do esporte), Internacional e Longboard.
Participaram da homenagem membros da Câmara e do Senado havaiano, além de kaipo Guerrero, apresentador da WSL e filho de Anthony.
“Estou imensamente grato pela honra e pela homenagem que celabra o legado de meu pai. Ele dedicou sua vida à comunidade aqui no lado oeste, ao serviço de transporte, a todas as causas e o efeito cascata que um homem pode ter e tocar tantas vidas, sou grato por isso”, disse Kaipo.
Além de sua atuação em prol da comunidade de Makaha, Guerrero foi um grande waterman, e conquistou diversos títulos no Havaí como surfista e remador de canoa pelo Waikiki Surf Club.
O Buffalo’s Big Board Surfing Classic, que não era realizado desde 2020, por conta da pandemia de Covid-19, será realizado ao longo de dois finais de semana consecutivos: 19, 20, 21, 22 e 26 e 27 de fevereiro, nas ondas de Makaha.
A renda do evento será revertida para o programa de formação de Salva-Vidas Júnior e para a construção de uma piscina pública para a comunidade de Waianae.
“Perpetuar e promover a cultura e os valores havaianos através da interação de Mauka a Makai. Construir um legado contínuo que garanta que nossa Comunidade Leeward O’ahu – e todos aqueles que visitam nossas costas – aprendam a respeitar e ajudar a perpetuar a cultura havaiana em sua relação com a terra, o mar, o céu e o ser humano.”