Condição fraca de downwind adia o início da Tríplice Coroa
Durante meeting realizado nesta tarde em Cumbuco (CE) organização e atletas optam por adiar início da ... leia mais
No último final de semana, a Boca da Barra, em Itanhaém (SP), foi palco do 2° Festival Itanhaense de Remada. Realizado ao longo de dois dias, evento novamente reuniu participantes de diversas modalidades – SUP Race, Fun Race, Paddleboard, Caiaque, OC1, OC2, OC6 e Surfski – colocando definitivamente o litoral sul de São Paulo no mapa dos esportes de remada.
Mais que uma competição o evento foi de fato um festival, integrado às festividades do aniversário de Itanhaém, ofereceu uma série atrações ao público e aos competidores, como feira de artesanato e culinária, apresentações musicais, yoga, animação com o palhaço saracura, stand de exposição e sorteio de brindes.
Mas os “pegas” na água, que envolveram quase 200 competidores, certamente foram o carro chefe do 2° Festival Itanhaense de Remada que teve sua abertura com as bênçãos do Pajé Auá Dju Pitotó, representando os povos originários que habitam as aldeias do litoral sul de SP.
Todas as categorias competiram em trajetos ao longo do histórico Rio Itanhaém, com largada e chegada em frente à arena do evento, montada na Boca da Barra. Com a mudança da maré, os competidores ora se valiam da direção da corrente, ora precisavam dobrar a energia para lutar contra a força das águas.
No sábado (22) competiram as modalidades OC1, OC2, V1, Caiaque Individual, Caiaque Duplo, com distância de 8 km, Fun Race, com distância de 2 km, SUP Race, Prone Paddleboard, com distância de 4 km e SUP Kids, com distância de 5 km.
No domingo (23) foi a vez das equipes de OC6 entrarem em ação, bem como os remadores do surfski mostrarem sua força em um competição de 8 km com a presença de feras da canoagem oceânica paulista.
No encerramento do evento, Well Lopes, idealizador do 2° Festival Itanhaense de Remada prestou uma homenagem a duas importantes figuras da história da canoagem polinésia do litoral de São Paulo: Remo Thilo e Everdan Riesco, seguida por uma apresentação da banda Oahu para fechar o dia com chave de ouro.
Por conta do sucesso do evento, o 3º Festival Itanhaense de Remada já está confirmado para o mês de abril de 2024. A data será confirmada nas próximas semanas. Acompanhe o Instagram @festival.de.remada para ficar por dentro de todas as novidades.