Água doce ou salgada: qual seu sabor da remada?
Fernando Bonfá fala sobre seu envolvimento com os esportes de água para traçar um paralelo entre as ... leia mais
Adelson Carneiro Rodrigues, protagonista da “Expedição do Oiapoque ao Chuí”, está prestes a alcançar o último estado litorâneo brasileiro.
O canoísta deverá chegar à cidade gaúcha de Torres, que faz divisa com Santa Catarina, neste domingo, 29 de janeiro, em torno das 9h.
Por meio da Expedição do Oiapoque ao Chuí, Adelson vem percorrendo toda a extensão do litoral brasileiro remando de caiaque oceânico. O canoísta saiu de Oiapoque há quase três anos, exatamente no dia 17 de fevereiro de 2020. Nestes últimos dias ele está em Sombrio (SC), cumprindo atividades como palestras para diferentes públicos. Aos 61 anos, ele já remou oito mil km, parando a cada 40 km.
Quanto à previsão de alcançar o Chuí, o canoísta diz que é muito complicado, porque depende das condições do tempo. Em condições desfavoráveis, ele não entra no mar. Porém, o remador calcula que no máximo a expedição se estenda até a metade de março.
Adelson é educador físico, graduado pela Escola Superior de Educação Física de Andradina (SP). Em seu extenso currículo como personal trainer, preparador físico de atletas e mergulhador, constam diversos prêmios em competições de natação, triatlo, entre outras atividades de endurance. Ele também escalou o Monte Aconcagua, na Argentina.
A sua jornada pelo litoral brasileiro é acompanhada de perto pela Marinha do Brasil, que, por meio de suas Capitanias dos Portos, Delegacia e Agências têm provido divulgação e organizado palestras para o público interno, bem como prestado apoio referente à segurança da navegação.
Com informações de Jornal Norte e Sul.