Remando em Preservação – Diário de Bordo I
Márcio Torres e Hamílton Souza apresentam o primeiro diário de bordo da expedição Remando em Preservação, ... leia mais
Na manhã deste domingo (29) o canoísta Adelson Carneiro Rodrigues alcançou a fronteira de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, chegando assim ao último estado brasileiro.
Por meio da Expedição do Oiapoque ao Chuí, Adelson vem percorrendo toda a extensão do litoral brasileiro remando de caiaque oceânico.
O canoísta saiu de Oiapoque há quase três anos, exatamente no dia 17 de fevereiro de 2020, começando sua incrível expedição do Oiapoque (AP). Aos 61 anos, ele já remou mais de seis mil quilômetros, fazendo paradas, em média, a cada 40 km.
Quanto à previsão de alcançar o Chuí, o canoísta diz que dependerá das condições do tempo, uma vez que em condições desfavoráveis, ele não entra no mar. Porém, Adelson calcula que deverá alcançar o extremo sul do Brasil o mais tardar até a metade de março.
Acompanhado por três canoístas da região, Adelson partiu da cidade Balneário Gaivotas (SC) bem cedo e remou até a fronteira do estado catarinense com o Rio Grande Sul, delimitada por um canal que separa as cidades de Passo de Torres (SC) e Torres (RS), sendo recebido por autoridades locais, remadores e oficiais da Marinha do Brasil (que o acompanharam durante a chegada), quem vem prestando suporte ao canoísta ao longo de sua expedição.
Quem também estava presente para recebe-lo foi Luciano Meneghello, diretor de conteúdo da plataforma Aloha Spirit Mídia, que registrou a chegada histórica de Adelson ao 17º estado de sua incrível expedição.