Missão cumprida: Adelson Rodrigues conclui a expedição Oiapoque ao Chuí
Após três anos e 38 dias remando do Oiapoque ao Chuí, canoísta Adelson Carneiro Rodrigues comemora o ... leia mais
A Confederação Pan-americana de Canoagem (COPAC) anunciou nesta semana que o Brasil foi selecionado para sediar o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica COPAC 2023. O evento será realizado em conjunto com o MolokaBRA, famosa competição de downwind, que acontecerá entre os dias 25 de agosto a 02 de setembro, nos municípios de Caucaia e Fortaleza, no Ceará.
Com uma organização de altíssimo padrão, o campeonato promete atrair os melhores atletas do Brasil e do continente. Além das provas de Canoagem Oceânica, o evento contará com outras cinco modalidades de vela e cinco modalidades de remo. As provas serão disputadas em formato de downwind, onde os atletas saem de uma praia em Fortaleza e chegam a outra em Caucaia, totalizando 32km de prova.
Segundo Victor G. Ruiz, presidente da Confederação Pan-americana de Canoagem, as condições apresentadas para a candidatura são ótimas e foram aprovadas pelo Board da COPAC. “Acreditamos que será um grande evento como aconteceu em 2019 quando Salvador foi sede do Campeonato Pan-americano da COPAC“, disse.
A competição MolokaBRA Downwind é composta por três provas, precedidas de um treino oficial. Uma das provas será válida pelo Campeonato Pan-americano de Canoagem Oceânica da COPAC sob a supervisão técnica da Confederação Brasileira de Canoagem.
Para Rafael Girotto, presidente da CBCa, o Brasil tem todas as condições ideais para organizar este evento, e a Canoagem Oceânica é uma modalidade estruturada, com boas parcerias na organização de eventos nacionais. “Por isso, apostamos e acreditamos que nada mais justo que sediarmos um Campeonato Pan-americano de Canoagem Oceânica. Todos nós vamos ganhar, sabemos receber muito bem os atletas de outros países também“, afirmou.
Dennis Simões, supervisor da modalidade de Canoagem Oceânica, destacou que a notícia foi recebida com muita alegria e que o evento será realizado em um dos melhores locais do Brasil. “MolokaBRA já é um evento internacional de muita importância e agora com esse evento é o caminho que buscamos para futuramente trazer um Mundial“, disse.
A primeira edição do MolokaBRA foi realizada em 2019 e rapidamente conquistou os remadores de surfki devido às excelentes condições de downwind oferecidas no percurso. Nos anos seguintes, a competição estreitou sua relação com a CBCa e se tornou válida como Copa Brasil de Canoagem Oceânica (2021) e, posteriormente, como Campeonato Brasileiro (2022), sendo uma importante seletiva para o campeonato mundial da modalidade.
Além disso, a cada ano, a competição também tem atraído mais remadores de outros países, incluindo ícones da modalidade, como Oscar Chalupsky e Greg Barton. Em conjunto com o Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica da COPAC, a edição de 2023 do MolokaBRA também será válida como Campeonato Brasileiro da modalidade.
Acesse o boletim oficial do Campeonato Pan-Americano de Canoagem Oceânica 2023 – AQUI.
Fonte: CBCa