Primeiros habitantes das Américas chegaram remando pelo Pacífico, aponta estudo
Nova descoberta arqueológica traz evidências de que os primeiros habitantes das Américas chegaram ao ... leia mais
As provas da Paracanoagem nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 fizeram sua estreia na noite da última quarta-feira, 01 de setembro do horário de Brasília com a fase de eliminatórias.
O destaque do dia ficou para Fernando Rufino no VL2 e Luis Carlos Cardoso no KL1, ambos garantiram o primeiro lugar em suas baterias e por isso irão direto para a final. Rufino vai disputar a semifinal do KL2 e Cardoso a semifinal do VL2. Além dos dois, Caio Ribeiro, Debora Benevides, Giovane Vieira de Paula, Mari Santilli e Adriana Azevedo completam a lista dos atletas brasileiros. Ao todo estão na disputa 90 remadores de 30 países.
Fernando Rufino voou na água pelo VL2, na estreia olímpica da categoria nos Jogos Paralímpicos, o brasileiro fez o tempo de 57.027 segundos e ficou em primeiro lugar garantindo sua vaga direta para a final desta prova.
Ele teve como concorrente na bateria Luis Carlos Cardoso que ficou com a 4ª posição e precisará passar pela semifinal para brigar por medalha nessa disputa. Rufino também disputou a eliminatória do KL2 200 metros e ficou na 2ª posição com apenas 0.272s de diferença do primeiro colocado o neozelandês Scott Martlew, o Cowboy de Aço irá disputar a semifinal do KL2 nesta quinta-feira (02) a partir das 21h58.
“O chicote estralou, meu ‘fio’, mas é desse jeito mesmo. É nível de Jogos Paralímpicos mesmo, eu já esperava isso. Bora pra arriba! Duas provas boa aqui graças a Deus. Eu estou confiante no caiaque também, na canoa. Eu conto com a torcida de todo mundo aí do meu Brasil que tá assistindo, minha cidade de Itaquiraí, meu Mato Grosso do Sul, meu Brasil no geral”, fala o Cowboy comemorando o resultado do primeiro dia de provas.
Além da disputa do VL2, Luis Carlos Cardoso foi muito bem no KL1 onde ficou em primeiro lugar e não precisará disputar a semifinal e vai para a final brigar por medalha, ele completou o percurso em 49.840 segundos, a final acontecerá nesta quinta-feira (02) às 22h54 pelo fuso horário do Brasil.
Giovane Vieira de Paula e Caio Ribeiro disputaram as provas do KL3 e VL3. Ribeiro ficou na 2ª posição da primeira bateria no KL3, Giovane na segunda bateria garantiu o 7º lugar, mas no VL3 ele foi melhor e fez o terceiro melhor tempo na primeira bateria da disputa, já o Caio ficou em quinto lugar na segunda bateria da mesma categoria. As semifinais do VL3 acontecerão a partir das 22h19 desta quinta-feira (02).
Debora Benevides disputou o VL2 200 metros e ficou em quarto lugar na bateria da eliminatória completando o percurso em 1:05:923s, ela vai disputar a semifinal da categoria nesta quinta-feira (02) a partir das 21h44 pelo horário de Brasília.
“Primeiramente gostaria de agradecer a todos, acho que fiz uma boa prova agora é pensar nas semifinais e buscar chegar na final, eu acho que foi uma disputa muito gostosa e estou me sentindo muito bem”, fala.
Mari Christina Santilli chegou na 4ª posição do KL3, ela fez o percurso de 200 metros em 54.340 segundos, agora a curitibana volta para disputar a semifinal na sexta-feira (03) a partir das 22h12 pelo horário de Brasília. Adriana Azevedo disputou o KL1 e ficou na 5ª colocação com o tempo de 1:04.554s, ela está na semifinal da categoria que acontecerá sexta-feira (03) às 21h30.
As disputas de paracanoagem acontecerão de 01 a 03 de setembro, sempre com início às 21h30 (horário de Brasília) e serão transmitidas ao vivo pela Internet, através do canal oficial das paralimpíadas no YouTube e na TV por assinatura, pelo canal SporTV. Assinantes do Globoplay também poderão acompanhar as disputas em steraming através do aplicativo.
Fonte: CBCa