A incrível história de superação de Fabiano Affonso
Campeão mundial, Fabiano Affonso lidou com a perda da visão para se reinventar como remador e ensinar a ... leia mais
As provas da Paracanoagem nos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 fizeram sua estreia na noite da última quarta-feira, 01 de setembro do horário de Brasília com a fase de eliminatórias.
O destaque do dia ficou para Fernando Rufino no VL2 e Luis Carlos Cardoso no KL1, ambos garantiram o primeiro lugar em suas baterias e por isso irão direto para a final. Rufino vai disputar a semifinal do KL2 e Cardoso a semifinal do VL2. Além dos dois, Caio Ribeiro, Debora Benevides, Giovane Vieira de Paula, Mari Santilli e Adriana Azevedo completam a lista dos atletas brasileiros. Ao todo estão na disputa 90 remadores de 30 países.
Fernando Rufino voou na água pelo VL2, na estreia olímpica da categoria nos Jogos Paralímpicos, o brasileiro fez o tempo de 57.027 segundos e ficou em primeiro lugar garantindo sua vaga direta para a final desta prova.
Ele teve como concorrente na bateria Luis Carlos Cardoso que ficou com a 4ª posição e precisará passar pela semifinal para brigar por medalha nessa disputa. Rufino também disputou a eliminatória do KL2 200 metros e ficou na 2ª posição com apenas 0.272s de diferença do primeiro colocado o neozelandês Scott Martlew, o Cowboy de Aço irá disputar a semifinal do KL2 nesta quinta-feira (02) a partir das 21h58.
“O chicote estralou, meu ‘fio’, mas é desse jeito mesmo. É nível de Jogos Paralímpicos mesmo, eu já esperava isso. Bora pra arriba! Duas provas boa aqui graças a Deus. Eu estou confiante no caiaque também, na canoa. Eu conto com a torcida de todo mundo aí do meu Brasil que tá assistindo, minha cidade de Itaquiraí, meu Mato Grosso do Sul, meu Brasil no geral”, fala o Cowboy comemorando o resultado do primeiro dia de provas.
Além da disputa do VL2, Luis Carlos Cardoso foi muito bem no KL1 onde ficou em primeiro lugar e não precisará disputar a semifinal e vai para a final brigar por medalha, ele completou o percurso em 49.840 segundos, a final acontecerá nesta quinta-feira (02) às 22h54 pelo fuso horário do Brasil.
Giovane Vieira de Paula e Caio Ribeiro disputaram as provas do KL3 e VL3. Ribeiro ficou na 2ª posição da primeira bateria no KL3, Giovane na segunda bateria garantiu o 7º lugar, mas no VL3 ele foi melhor e fez o terceiro melhor tempo na primeira bateria da disputa, já o Caio ficou em quinto lugar na segunda bateria da mesma categoria. As semifinais do VL3 acontecerão a partir das 22h19 desta quinta-feira (02).
Debora Benevides disputou o VL2 200 metros e ficou em quarto lugar na bateria da eliminatória completando o percurso em 1:05:923s, ela vai disputar a semifinal da categoria nesta quinta-feira (02) a partir das 21h44 pelo horário de Brasília.
“Primeiramente gostaria de agradecer a todos, acho que fiz uma boa prova agora é pensar nas semifinais e buscar chegar na final, eu acho que foi uma disputa muito gostosa e estou me sentindo muito bem”, fala.
Mari Christina Santilli chegou na 4ª posição do KL3, ela fez o percurso de 200 metros em 54.340 segundos, agora a curitibana volta para disputar a semifinal na sexta-feira (03) a partir das 22h12 pelo horário de Brasília. Adriana Azevedo disputou o KL1 e ficou na 5ª colocação com o tempo de 1:04.554s, ela está na semifinal da categoria que acontecerá sexta-feira (03) às 21h30.
As disputas de paracanoagem acontecerão de 01 a 03 de setembro, sempre com início às 21h30 (horário de Brasília) e serão transmitidas ao vivo pela Internet, através do canal oficial das paralimpíadas no YouTube e na TV por assinatura, pelo canal SporTV. Assinantes do Globoplay também poderão acompanhar as disputas em steraming através do aplicativo.
Fonte: CBCa