Travessia do Bem: 830 km de remada pelo Rio Paraná
Expedição Travessia do Bem, que irá percorrer 830km à remo o Rio Paraná, um dos maiores rios da América do Sul
A Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) divulgou no último dia (21) a circular 006/2021 informando aos seus filiados sobre o processo de transição de presidência e vice-presidência da entidade, as mudanças ocorrem após o falecimento do então presidente João Tomasini Schwertner no dia 17 de janeiro de 2021, eleito na Assembleia Geral realizada em 2017.
A mudança atende o Artigo 44 do Estatuto da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Dessa forma, Darci Oberdam de Souza assumie em caráter efetivo, até o final do mandato, o cargo de Presidente da Confederação Brasileira de Canoagem e Jonatan Pimentel Maia de Oliveira ocupará o cargo de 1º vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem.
Oberdan esteve presente em diversas ações da Canoagem Brasileira. Na mesma linha que Tomasini, pretende continuar todos os projetos desenvolvidos por Tomasini ao longo de três décadas.
Ao lado de Tomasini, Darci auxiliou na condução das Assembleias e representando a canoagem em diversos eventos, ele tem a formação em Técnico em Gestão Esportiva e também fez o curso de Gestor de Esportes.
Darci Oberdan era deste 2009 o 1º vice-presidente da Confederação Brasileira de Canoagem e também está na presidência da Federação Mato-grossense de Canoagem até 2022.
Assumindo a função de 1º vice-presidente da CBCa, Jonatan Maia acredita que 2021 será um ano de desafios, ele fala que Tomasini deixou grandes tarefas que precisam ser cumpridas, novos projetos e também um bom planejamento para fechar o ciclo olímpico 2017-2020 e também é a hora de continuar trabalhando para 2021-2024.
Jonatan Pimentel Maia de Oliveira é um ex-atleta da Canoagem Velocidade que virou dirigente esportivo. Exercendo atualmente o seu 2º mandado como presidente da Federação Gaúcha de Canoagem (FGC).
Pela sua boa atuação, foi convidado em 2017 para ser o 2º vice-presidente da CBCa por Tomasini. Maia também atua na Associação Caxiense de Canoagem (ACCAN) onde é supervisor administrativo, nessa entidade também foi treinador da equipe entre 2011 até 2019.
em Educação Física. Também tem o curso de auxiliar técnico de enfermagem. Como atleta ele foi um dos brasileiros competindo nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e na sua carreira esportiva participou de diversas competições internacionais.
No período como 2º vice-presidente da CBCa, aproveitou para se especializar e fez vários cursos junto ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), destacam-se o de Treinamento e Boa Governança no Esporte, Curso Básico de Gestão de Treinadores e o Curso de Antropometrista Nível 1, da The International Society for Advancement of Kinanthropomety através do Instituto Olímpico Brasileiro.
O mandato desta gestão vai até março deste ano, quando serão realizadas novas eleições na Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).
Fonte: Canoagem Brasileira