Row To Win, o Festival de Alma Salgada, chega forte em 2020
Após estreia impactante em 2019, Row To Win, confirmado para os dias 15 a 17 de maio, em Itajaí, terá ... leia mais
O remador Johann Terblanche passou um apuro e tanto enquanto remava de surfski na costa de Durban, África do Sul, no início da semana.
Ele foi surpreendido por uma baleia durante um salto, que atingiu sua embarcação em cheio. O remador conseguiu escapar ileso, mas o surfski se partiu em três pedaços.
Por sorte, Johann estava próximo à praia e conseguiu trazer o caiaque oceânico at´re a areia com a ajuda de amigos. Confira o relato:
“O dia estava perfeito para um downwind que eu e Quinton Rutherford decidimos fazer uma remada de 50km a favor do vento.
As condições estavam realmente perfeitas e tudo corria bem, até que uma enorme baleia veio do nada e saltou bem em cima de mim, era como uma câmera lenta. Felizmente saltei para o lado e a baleia pousou no meu surfski, que se quebrou em três pedaços.
O caiaque, mesmo quebrado, ainda estava flutuando. Como não estava muito longe da praia, tentei trazê-lo comigo até cerca de 500m da praia, mas então ele foi ficando cada vez mais submerso e eu abandonei o surfski. Por sorte, meu amigo conseguiu me trazer para a praia e depois recuperamos o que restou da embarcação. Ainda bem que a água estava quente”, relatou o remador.
Apesar de ter sido tudo muito rápido, o que comprometeu a identificação do animal, é bem provável que a espécie que atingiu o surfski seja da espécie Jubarte, que costuma migrar para a África do Sul e Brasil nessa época do ano e é conhecida por dar saltos.
E como avistamentos de baleia são comuns aqui no Brasil nesses meses, especialistas recomendam que não sejam feitas nenhum tipo de aproximação ou interferência na rota desses animais.
Para saber mais sobre como se portar ao encontrar uma baleia no mar, clique AQUI.