5k Paddle Challenge: ICF lança desafio
Federação Internacional de Canoagem (ICF) lança desafio de remada de 5 quilômetros em parceria com a ONG ... leia mais
No último dia 17 de fevereiro o canoísta brasileiro Adelson Carneiro Rodrigues completou três anos desde que iniciou a sua expedição percorrendo toda a costa brasileira de norte a sul em um caiaque.
Ele iniciou sua viagem em 17 de fevereiro de 2020, na cidade de Oiapoque, no extremo norte do Brasil, e desde então vem navegando pelo litoral brasileiro.
De acordo com Adelson, se o tempo colaborar a previsão de chegada será daqui 30 dias na cidade de Santa Vitória do Palmar no Rio Grande do Sul. “Já cheguei no estado do Rio Grande do Sul, estou aqui na cidade de Tapes. Durante esses anos, passei por 17 estados, fiz em média 40 km por dia, totalizando mais de 7.500 quilômetros. Pretendo chegar na divisa do Brasil com Uruguai daqui uns 30 dias se as condições climáticas colaborarem”, explica.
Ao longo desses anos, Adelson Carneiro Rodrigues já enfrentou muitos desafios, como ventos fortes, ondas, correntes marítimas perigosas e, também, com relação aos locais de hospedagem. “Cada dia que você entra no mar é um grande desafio, as condições de natureza são bastante selvagens. Outra questão é sobre os locais aonde já acampei, lá no Norte, por exemplo, fiquei no meio do vazio, nos Lençóis Maranhenses e até na selva com lona suspensa por causa dos animais”, revelou o canoísta.
Foram muitos obstáculos, mas, em compensação, a travessia lhe ofereceu a oportunidade de conhecer muitas pessoas e lugares fascinantes ao longo da costa brasileira. “Esse é o grande ícone da minha expedição, que são os registros da cultura brasileira. Nós temos uma cultura riquíssima no nosso país. Hoje posso falar que temos grandes diferenças de comunidades de quem mora no Norte, na região amazônica e quem mora no Sul. Estou escrevendo um livro que já tem mais de 600 páginas e registrando tudo, contando todos esses detalhes da expedição da nossa linda costa brasileira do Oiapoque até Chuí”.
Acompanhe as últimas semanas da expedição Oiapoque ao Chuí através do Instagram: @expedicaooiapoquechui.
Fonte: CBCa