
Poenaiki Raioha e Izzy Gomez vencem o Red Bull Big Move
Expression Session oferecida pela Red Bull premiou as melhores manobras de SUP Wave na abertura do Gran ... leia mais
Taitianos da Shell Va’a comemoraram muito sua 11ª vitória na Molokai Hoe. Foto: Cindy Ellen Russell
A lendária equipe taitiana Shell Va’a foi a grande vencedora da prestigiosa Molokai Hoe, uma das mais importantes travessias de OC6 do mundo, realizada anualmente entre as ilhas de Oahu e Molokai.
A competição de 75 km (aproximados) é sempre muito esperada pelos habitantes locais e amantes da canoagem polinésia em todo mundo.
Este ano, centenas de remadores participaram da travessia que começou no início da manhã, ao nascer do sol, no porto de Hale O Lono, em Moloka’i, e terminou na praia de Duke Kahanamoku em Waikiki, em frente à estátua de Duke Kahanamoku.
Equipe completa se reúne para a foto da vitória em Waikiki. Foto: Reprodução
A campeã Shell Va’a concluiu o desafio com o tempo de 4 horas, 35 minutos e 16 segundos. Esta foi a 11ª primeira vitória dos taitianos nos últimos 13 anos de Molokai Hoe.
Na segunda colocação vieram os havaianos da Red Bull Wa’a, vencedores da prova em 2017, que cruzaram a linha de chegada nove minutos e cinco segundos após a Shell Va’a, enquanto o Outrigger Canoe Club (4:44:55) terminou em terceiro.
O Hui Nalu Canoe Club (4:52:38), Talifit Bora Bora (4:55:47) e Toa Amok Bora Bora (4:56:47) completaram as seis primeiras colocações.
Lanikai (4:57:03) terminou em sétimo lugar no geral e foi a primeira tripulação composta inteiramente de remadores locais pelo segundo ano consecutivo.
98 equipes participaram da Mokokai Hoe em 2018. Foto: Reprodução
Esta foi a 66ª edição da Molokai Hoe que contou com a participação de 98 equipes, incluindo clubes do Havaí, EUA, Austrália, Canadá, França, Cingapura e Taiti.
Este ano a equipe Shell Va’a foi representada por: Damas Ami, Paiateuira Tamaititahio, Iorama Teahu, James Mairau, Isidoro Tevaearai, Narai Atger, Charles Teinauri e Ta’aroa Dubois.