
Delegações festejam abertura do Mundial de Sprint Va’a
Nem mesmo a forte chuva foi capaz de atrapalhar a abertura do Mundial de Va’a Sprint, realizada no último ... leia mais

Santos (SP) está perto de realizar um sonho que deveria ter acontecido há muito tempo. A cidade que é considerada o berço do surfe brasileiro e foi a primeira a organizar um campeonato de stand up paddle no país nunca recebeu uma competição brasileira oficial da modalidade. Mas essa realidade pode mudar em 2027.
Segundo apurado por esta redação, Geraldo Cavalcanti, Diretor Executivo da Confederação Brasileira de Surf (Surf Brasil), reuniu-se com Rogério Sampaio, secretário de Esportes de Santos, para discutir a viabilidade da realização do campeonato brasileiro de SUP e Longboard na cidade, em 2027. O encontro contou com o apoio do lendário Picuruta Salazar e o árbitro Mauro Rabelle.
Fontes ligadas à prefeitura santista indicam que a reunião foi bastante positiva. “Há grandes chances de avanço para a concretização da competição ano que vem”, afirmou uma fonte ouvida pela redação.
O otimismo não é infundado. Santos possui uma das estruturas públicas e comunitárias mais organizadas do país para a prática de esportes aquáticos. Localizado na Praia do José Menino, o Quebra-Mar de Santos (oficialmente Parque Roberto Mário Santini) é um complexo completo dedicado ao desenvolvimento de modalidades como o surfe e o stand up paddle.

O parque abriga pista de skate, o Museu da História do Surfe, torre de julgamento, arquibancada para acompanhamento do público e diversas outras facilidades. Uma estrutura projetada com foco em treinamento de base, acessibilidade e inclusão.
Se confirmada, a realização do Campeonato Brasileiro de SUP em Santos representará um retorno simbólico às origens do stand up paddle no Brasil, reconhecendo a contribuição histórica da cidade para a consolidação da modalidade no país.
Para os próximos meses, a expectativa é que as negociações entre a Confederação Brasileira de Surf e a prefeitura de Santos avancem, transformando essa possibilidade em realidade confirmada.