
Polimento: o que fazer (ou não) antes de nadar sua maratona aquática
Em seu novo artigo sobre natação em águas abertas, Samir Barel fala sobre um período muito importante do ... leia mais

A costa do Litoral Norte de São Paulo foi palco de um novo e desafiador evento de natação no último domingo (16). A 1ª Travessia de São Sebastião reuniu mais de 110 atletas de diversas partes do país para um percurso de aproximadamente 2.500 metros, que testou os limites dos nadadores em águas abertas. A largada ocorreu na Praia da Feiticeira, em Ilhabela, com a chegada na Praia Grande, no Balneário dos Trabalhadores, em São Sebastião.
O grande campeão geral da prova foi Ivan Nazarenko, do Clube Paineiras do Morumby, que completou o trajeto com o tempo de 50 minutos e 59 segundos. Entre as mulheres, a vitória ficou com Mercedes Carrizo, da equipe do Poliesportivo João do Pulo (São José dos Campos), que cruzou a linha de chegada em uma hora e um minuto.
A equipe local, Cardume de São Sebastião, demonstrou sua força e conhecimento das águas da região, conquistando excelentes resultados na classificação geral masculina. Francesco Tripodi garantiu o 2º lugar, seguido por Alberto Gallani em 3º, Kleber da Cruz Freitas em 4º e Felipe Sarak em 5º. No feminino, Cristiane Medeiros Cipriano, também da equipe Cardume, alcançou a 5ª colocação geral.

Além da disputa principal, o evento premiou os melhores atletas em 13 categorias por faixa etária, de 14 a mais de 75 anos. Entre os destaques, Derodite Ferreira Matos Grobel foi a campeã na categoria 70-74 anos, e Karina Oliveira venceu na faixa 30-44 anos. No masculino, Tom Bernardes Buser foi o primeiro colocado na categoria 40-44 anos, e Marconi Alves Fonseca venceu na 55-59 anos.
A organização do evento, realizado pela Associação Magna de Desportes e produzido pela Ecooutdoor Sports Business, com apoio da Prefeitura de São Sebastião, celebrou o sucesso da edição inaugural. A prova atraiu nadadores de estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A direção técnica esteve a cargo de Igor de Souza, um dos principais diretores de prova do Brasil e reconhecido por ser o único brasileiro a completar a travessia de ida e volta do Canal da Mancha.
A competição premiou com troféus e medalhas os cinco primeiros colocados no geral (masculino e feminino) e com medalhas os três primeiros de cada faixa etária, garantindo o reconhecimento a um grande número de participantes.
Classificação completa,aqui: https://upsports.net/travessiadesaosebastiao.html.
Fonte: Rafael César | PMSS