Mundial da ISA: Brasil estreia com 100% de aproveitamento

Compartilhe
Mundial da ISA 2025
Aline Adisaka concede entrevista após avançar sua bateria de estreia na primeira colocação. Foto: Pablo Franco / ISA

O primeiro dia de competições do Mundial de SUP e Paddleboard da ISA, nesta terça-feira (11), foi marcado por ondas excelentes em El Sunzal e performances dominantes de ex-campeões mundiais. Em meio ao alto nível técnico, a equipe brasileira de SUP Surf teve uma estreia impecável, com todos os seus quatro atletas avançando em suas respectivas baterias.

Com ondas de até 1,5 metro e ventos favoráveis, a peruana Vania Torres foi o grande destaque do dia no feminino. Com um surf de borda potente, ela alcançou a maior somatória do evento até agora, um impressionante 16.77 (de 20 pontos possíveis). “Eu treinei muito em casa, mas se você não conhece o lugar, já era. A onda não é fácil, tem muitos picos, mas me diverti”, comentou Torres.

A atual bicampeã mundial, Lucia Cosoleto (Argentina), também começou forte, vencendo sua bateria e iniciando sua busca pelo tricampeonato.

No masculino, o francês Benoit Carpentier, que conquistou seu primeiro título mundial neste mesmo pico em 2019, mostrou que está à vontade em El Salvador, cravando uma somatória de 16.50. “Estou apaixonado por este lugar. Desde 2019, sonho em voltar”, disse o francês.

Estreia Perfeita da Seleção Brasileira

Mundial da ISA 2025
Gabriela Sztamfater abriu o dia de vitórias para o Brasil na competição. Foto: Sean Evans

A equipe brasileira de SUP Surf não poderia ter começado melhor, garantindo 100% de aproveitamento no primeiro dia. A primeira a entrar na água foi Gabriela Sztamfater, que avançou em primeiro lugar em sua bateria. Na sequência, Aline Adisaka, que já foi medalhista em edições anteriores, também dominou sua disputa e venceu com autoridade.

Entre os homens, o campeão mundial Leco Salazar foi o próximo a competir e, da mesma forma, garantiu a primeira colocação. Fechando a participação brasileira no dia, o bicampeão mundial Luiz Diniz enfrentou uma bateria acirrada contra o atual campeão, Max Torres (Porto Rico), e avançou na segunda posição, completando o dia perfeito para o time.

Enquanto os atletas do SUP Surf competiam, a equipe de SUP Race aproveitou o dia para treinar. Esta quarta-feira (12) será de descanso para os competidores do Race Técnico, que se preparam para a prova na quinta-feira (13).

A competição continua nesta quarta-feira, a partir das 10h (horário de Brasília), com a segunda rodada da chave principal masculina do SUP Surf. As disputas podem ser acompanhadas ao vivo pelo site da ISA.

Mundial da ISA 2025 | Highlights do dia

Equipe brasileira para o Mundial da ISA 2025:

  • Técnico: Américo Pinheiro
  • SUP Surf: Gabriela Sztamfater, Aline Adisaka, Luiz Diniz e Leco Salazar.
  • SUP Race Longa Distância: Guilherme Reis, Eri Tenório, Jessika “Moah” Matos e Lena Ribeiro.
  • SUP Race Técnico: Guilherme Reis, Eri Tenório, Jessika “Moah” Matos e Lena Ribeiro.
  • SUP Sprint: Roseli Krepel e David Leão.
  • SUP Race Júnior: Rebeka Klotz e Giuseppe Nunes.
  • Paddleboard (Técnico e Longa Distância): Jader Andrade e Carla Mattos.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe