
1ª etapa do Estadual de Va’a, em Linhares, marca retomada das competições no ES
Lagoa Nova, em Linhares (ES), foi palco da retomada dos eventos oficiais de Va'a no Espírito Santo com ... leia mais

O Clube de Canoa Havaiana Ohana Va’a celebrou seu primeiro aniversário no último domingo, em Campos dos Goytacazes (RJ), marcando um ano de conquistas esportivas e fortalecimento da comunidade local de remadores. Para Ana Patrícia, uma das fundadoras, o sentimento que define a jornada é “Imua”, palavra havaiana que significa “ir em frente”.
“Imua! ‘Ir em frente’ é o que melhor expressa o primeiro aniversário do Clube Ohana Va’a!”, declarou Ana Patrícia. Ela conta que o projeto recomeçou com o incentivo de outros remadores que conheciam a paixão dos fundadores pela canoa havaiana. “Tem sido incrível!“, celebrou.
E o primeiro ano já rendeu frutos significativos. O clube conseguiu formar uma equipe de competição que alcançou um lugar entre os dez primeiros no campeonato regional. Além do foco competitivo, o Ohana Va’a também se dedicou a desenvolver projetos sociais e a organizar programações para promover a integração entre os praticantes e divulgar o esporte na região.
O crescimento do clube também pode ser medido pela frequência das atividades. O que começou com remadas apenas aos fins de semana, expandiu-se para uma rotina intensa. “Atualmente remamos de terça a domingo, inclusive com treino noturno!”, destacou Ana Patrícia.
Segundo a fundadora, o propósito do clube vai além da performance, buscando criar um ambiente de união e paixão pelo esporte. “O nosso objetivo sempre será despertar a paixão nos remadores, como nós somos apaixonados, e desenvolver laços no melhor significado de Ohana!”, concluiu.