
Veja quais são as competições confirmadas em 2021
SUP, va'a, paddleboard e surfski: veja quais são as competições de water sports confirmadas para o 2º ... leia mais

O Campeonato Mundial de Stand Up Paddle da ICF começou em ritmo frenético nesta quarta-feira (29) nas águas do canal Khor Al Maqta, em Abu Dhabi. Sob um sol escaldante, os melhores remadores do planeta deram início à batalha pelos títulos mundiais na explosiva prova de Sprint – 100 metros, e os principais favoritos não decepcionaram, garantindo suas vagas nas fases decisivas.
Para a equipe brasileira, o dia foi de muita luta, mas infelizmente terminou sem a cobiçada classificação para as finais. Guilherme dos Reis, Cirano Ribeiro e Fabrício Rodrigues representaram o Brasil na água, mas não conseguiram avançar para as disputas por medalhas, que acontecerão na sexta-feira (31).
Guilherme dos Reis foi quem chegou mais longe entre os brasileiros. Ele remou bem nas fases iniciais e conseguiu uma vaga nas quartas de final. No entanto, em uma bateria de altíssimo nível, Guilherme terminou na sexta colocação, ficando de fora da zona de classificação, que contemplava apenas os quatro primeiros.
Para Cirano Ribeiro e Fabrício Rodrigues, a eliminação veio uma fase antes, nas oitavas de final, e de forma ainda mais frustrante. Ambos remaram forte em suas respectivas baterias e terminaram na quinta posição, a apenas uma colocação de avançar para as quartas. O famoso “bater na trave” deixou um gosto amargo, mas evidenciou o alto nível da competição.
Enquanto isso, o atual defensor do título mundial de Sprint, Andrii Kraitor (BUL) se classificou de forma sólida para as semifinais e estrelas em ascensão do cenário internacional fizeram jus à fama. O holandês Donato Freens e o japonês Shuri Araki, ambos cotados para o pódio, avançaram sem maiores dificuldades, assim como a especialista em velocidade, a porto-riquenha Mariecarmen Rivera Rivera, no feminino. As condições de calor intenso do deserto emiradense foram um desafio extra para todos os atletas, testando não apenas a velocidade, mas também a resistência.
A competição continua nesta quinta-feira (30) com as provas eliminatórias da modalidade Técnica. Os atletas brasileiros terão uma nova chance de buscar um lugar entre os melhores do mundo.
AO VIVO – As provas serão transmitidas ao vivo no YouTube da ICF a partir do dia 31 de outubro, porém, com acesso restrito a assinantes do canal.