
Guarapari (ES) e São Sebastião (SP) recebem Brasileiro de Va’a em 2022
CBVA’A divulga cidades que receberão mais duas etapas do campeonato nacional de va'a maratona e seletiva ... leia mais
Nada detém uma mulher determinada. E quando elas são várias, se tornam imbatíveis. E foi assim que surgiu em Porto Alegre, há um ano, o grupo de remadoras da equipe Awa’Pé Dragon Boat, que juntas enfrentam o câncer e celebram a vida. No sábado (04), as remadoras participaram de uma ação simultânea em todo Brasil de alerta e prevenção sobre o câncer em mulheres.
O evento foi realizado no Sava Clube, na Vila Assunção, que acolheu o projeto e é o lugar onde elas treinam. As atividades da equipe Awa’Pé são realizadas aos sábados e, além da remada, incluem yoga, meditação e orientação nutricional e física. No Brasil, a equipe Canomama, de Brasília, criada em 2015, é pioneira nessa prática.
A remada para mulheres sobreviventes do câncer é uma prática desenvolvida pelo médico canadense Donald Mckenzie, especialista em Medicina Esportiva e titular da Universidade British Columbia. Os estudos do médico, iniciados em 1996, comprovaram os benefícios da prática de exercício dos membros superiores, proporcionados pela canoagem. A remada melhora o fluxo linfático e previne o desenvolvimento de linfedema, inchaço nos tecidos do organismo, que podem provocar restrição de movimentos. Todos os estudos foram realizados pensando no modelo de canoa conhecido como Dragon Boat.
A partir das recomendações do médico, surgiu a iniciativa International Breast Cancer Paddlers, na Nova Zelândia, que no Brasil é conhecida como Remadoras Rosa. Por enquanto, as participantes da atividade em Porto Alegre praticam a remada em uma canoa polinésia, enquanto aguardam a construção do modelo original, o Dragon Boat, ideal para mulheres que tiveram câncer de mama, como recomenda o médico Mckenzie.
Ao escolher esse tipo de embarcação, o médico levou em conta uma canoa que pudesse incluir o maior número de limitações causadas pelo câncer às mulheres, e o único barco que atende esse requisito é o Dragon, porque permite que as mulheres remem para um lado somente. Não há troca de lado do remo, como é usual na canoa polinésia. Algumas das remadoras da equipe de Porto Alegre conseguem remar para os dois lados. Quem não consegue, rema para um lado só.
O Dragon Boat é uma modalidade chinesa de canoagem voltada para o fortalecimento físico e mental. As atividades da equipe Awa’Pé são realizadas aos sábados e, além da remada, incluem yoga, meditação e orientação nutricional e física. As mulheres interessadas em participar da atividade podem entrar em contato com a equipe pelo perfil no Instagram @awapepoadragonboat
Os tipos de câncer mais comuns entre as mulheres incluem o de mama, do cólon e do reto, do colo do útero e do pulmão. Fatores de risco para o câncer da mama e outros tipos são o estilo de vida sedentário, obesidade, tabagismo, consumo de álcool e fatores genéticos e hormonais. O diagnóstico precoce através de rastreio, como a mamografia, é o principal caminho para o tratamento e a cura.
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou na sexta-feira (3), mês do Outubro Rosa, a publicação Controle de câncer de mama no Brasil: dados e números 2025, com informações sobre incidência, mortalidade, fatores de risco, prevenção, acesso a exames e tratamento para ajudar profissionais de saúde e gestores pelo país.
Segundo o Inca, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. São estimados 73.610 novos casos este ano. Em 2023, foram contabilizadas mais de 20 mil mortes pela doença no país. Entre 2020 e 2023, houve redução da mortalidade entre mulheres na faixa entre 40 e 49 anos.
De acordo com o relatório, o Sudeste é a região com maior incidência da doença, e Santa Catarina, no Sul, registra a maior taxa entre as unidades da federação. Em relação à mortalidade, as regiões Sul, Sudeste e Nordeste lideram, e as maiores taxas estão em Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, respectivamente.
História do Dragon Boat: dragonboat.sport
Documento do Inca: ninho.inca.gov.br
Remadoras Rosa do Brasil: remadorasrosadobrasil.com
Equipe de Porto Alegre: @awapepoadragonboat
Equipe de Brasília: canomama.com.br