Após 6 anos, Ilha dos Lobos vota a receber passeios de SUP e caiaque

Compartilhe
Ilha dos Lobos
Localizada a 1,8 km da olra de Torres, a Ilha dos Lobos é um importante refúgio da fauna silvestre da região. Foto: Acervo Refúgio de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos / Wikimedia Commons

A partir deste sábado, 4 de outubro, as águas ao redor do Refúgio de Vida Silvestre (Revis) Ilha dos Lobos, em Torres (RS), estarão novamente abertas para a prática individual de caiaque e stand up paddle. A visitação para estas modalidades, suspensa desde 2018, será retomada sob a gestão do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para marcar a reabertura, um evento está programado para as 9h de sábado na orla da Prainha, em frente à Praça Borges de Medeiros. A programação inclui uma breve solenidade com autoridades e instituições parceiras junto à tenda de Educação Ambiental do REVIS. Se as condições climáticas forem favoráveis, a primeira visitação oficial poderá ocorrer no mesmo dia.

A Ilha dos Lobos, única ilha marítima do Rio Grande do Sul, é uma Unidade de Conservação federal e um importante ponto de observação de aves marinhas e costeiras, lobos e leões-marinhos. Durante os meses mais frios, a região também é rota de passagem para as baleias-francas.

Orientações para a Visitação

O ICMBio estabeleceu um conjunto de regras para garantir a segurança dos visitantes e a proteção da vida selvagem. As atividades são gratuitas, mas seguem um protocolo rigoroso:

  • Agendamento Obrigatório: As visitas devem ser agendadas com, no mínimo, um dia de antecedência através da página oficial do REVIS Ilha dos Lobos no site do governo ou pelo link na bio do perfil do Instagram @revisilhadoslobos.
  • Equipamento Próprio: Os interessados devem levar seu próprio caiaque ou prancha de stand up paddle.
  • Termo de Risco: Após o agendamento, é indispensável o preenchimento do Termo de Conhecimento de Riscos, que será enviado por e-mail. A atividade só será autorizada após a confirmação do termo.
  • Desembarque Proibido: Continua estritamente proibido o desembarque de pessoas na ilha, visando a proteção da fauna local.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe