
Mundial ISA 2018 | Seleção brasileira de SUP e Paddleboard convocada
Atletas convocados terão até dia 28 de setembro para confirmar suas participações. Mundial de SUP e ... leia mais
O CBSurf Navegantes Festival vai encerrar neste domingo a semana de decisões de títulos da Confederação Brasileira de Surf em Navegantes, Santa Catarina. No sábado de muito frio na Praia Central, o sergipano Robson Fraga foi campeão da categoria 40+ do Longboard, o paulista Michel Jonas ganhou o título do SUP Surf 40+, o baiano Pedro Veiga levou o do SUP Surf Sub-18 e o cearense Diego Azevedo venceu no Kneeboard. No domingo, serão conhecidos os campeões do Longboard Profissional e do SUP Surf Pro masculino e feminino, ao vivo no CBSurf.org.br pelo canal CBSurfPLAY no YouTube.
Os títulos da categoria principal do SUP Surf serão decididos no domingo. No sábado foram formadas as semifinais masculinas e femininas e o campeão e a campeã brasileira, poderão ser definidos só na grande final do CBSurf Navegantes Festival. Entre os homens, os quatro classificados para as semifinais são paulistas. Na primeira bateria, o líder do ranking, Leonardo Gimenes, enfrenta Wellington Reis que está fora da briga do título. Na segunda, estão os outros dois concorrentes no duelo de campeões mundiais do SUP Surf, Luiz Diniz e Alex Salazar.
“Estou muito feliz de estar avançando no SUP, assim como no Longboard também”, disse Leonardo Gimenes, que já é bicampeão brasileiro do SUP Surf e estava na briga pelo título no Longboard, porém saiu dessa disputa no fim do dia. “Foram várias baterias hoje e estou feliz em estar surfando em alto nível. Eu estou disputando o título brasileiro tanto no SUP como no Longboard, então bora pra próxima. Eu já participo das duas categorias no mesmo evento há muitos anos, então a gente já sabe como trocar o chip mais rápido”.
No SUP Surf feminino, a batalha está entre duas competidoras que já sentiram a emoção de ser campeã brasileira algumas vezes. Assim como no masculino, as quatro classificadas para as semifinais do CBSurf Navegantes Festival são do estado de São Paulo. A líder do ranking é a bicampeã Gabi Sztamfater, que vai enfrentar Kaylane Souza na primeira semifinal. No sábado, ela derrotou a também paulista Louisie Frumento e a cearense Carol Barcellos.
“Foi o primeiro passo e já muito importante, porque o mar tá bem difícil, com uma correnteza muito forte puxando pra direita ali”, disse Gabi Sztamfater. “É a primeira vez que eu surfo aqui e já direto na bateria, mas deu pra sentir como é a onda, deu pra achar umas ondinhas ali e agora é descansar pra próxima amanhã. A disputa do título estava entre eu, a Aline (Adisaka) e a Kate (Brandi), que não pôde vir, então estou aí em busca de um terceiro título nacional”.
A disputa está bem acirrada, pois Gabi Sztamfater está apenas 10 pontos à frente da supercampeã Aline Adisaka, que já tem cinco títulos de campeã brasileira no SUP Surf e três no SUP Race Sprint. Ou seja, a ubatubense é craque nas ondas e na prova mais veloz do Stand Up Paddle, que é praticado em pé na prancha com auxílio de um remo. Aline Adisaka também venceu sua bateria no sábado e vai enfrentar Louisie Frumento na briga pela segunda vaga na final do CBSurf Navegantes Festival.
“Primeira bateria concluída, mas ainda tem um longo caminho pela frente, então vamos fazendo nosso trabalho, confiando que Deus está no controle de tudo”, disse Aline Adisaka. “Vamos seguindo, passinho por passinho, curtindo as condições que Navegantes está nos oferecendo para fazer nosso trabalho. As condições estão desafiadoras hoje, as ondas, o vento, o frio, mas são só obstáculos da Natureza que estão aí para fortalecer a gente. Já estamos acostumadas a enfrentar essas condições, então vamos focar no que a gente pode fazer e agradecer por estarmos aqui com saúde”.
No sábado foram consagrados dois campeões da modalidade Surf do Stand Up Paddle. O título da categoria dos competidores com 40 anos ou mais de idade, foi decidido na grande final. Quem ficasse na frente, entre o paulista Michel Jonas e o catarinense Adriano Trinca Ferro, seria o campeão. No entanto, outro paulista, Leandro Alemão, surpreendeu e conseguiu sua primeira vitória em 2025 no CBSurf Navegantes Festival. Adriano Trinca Ferro ainda teve uma última chance no final da bateria, mas Michel Jonas ficou em segundo lugar e ganhou o título brasileiro no SUP Surf 40+.
Esta foi a segunda vez que o paulista Michel Jonas é campeão brasileiro, assim como o baiano Pedro Veiga na categoria Sub-18. No CBSurf Navegantes Festival, Pedro Veiga comemorou um título invicto, vencendo as três etapas do SUP Surf realizadas pela Confederação Brasileira de Surf esse ano, em Saquarema (RJ), Estância (SE) e agora em Santa Catarina. Na final, o baiano enfrentou o campeão brasileiro Sub-18 do ano passado, Pedro Artur, que terminou em segundo lugar, com o também catarinense Bernardo Vicentin em terceiro.
“Eu estou muito feliz por ter ganhado aqui, por conseguir ganhar as três etapas seguidas e agora embora pra próxima né”, disse Pedro Veiga. “Tenho que treinar pra ir pro Mundial e depois ir pra próxima etapa de 2026. Esse evento de Navegantes está sendo muito bom, muito bonito, tudo organizadinho, está sendo um evento muito show. Amanhã são as finais, então quem quiser vir assistir, venha porque vale a pena”.
CATEGORIAS AMADORAS DO STAND UP PADDLE FINALIZADAS NO SÁBADO
No sábado também foram finalizadas as categorias amadoras do Stand Up Paddle, com muitas crianças participando e se divertindo no CBSurf Navegantes Festival, comprovando o crescimento da modalidade que ganhou maior incentivo nessa gestão da Confederação Brasileira de Surf comandada por Teco Padaratz na presidência. Na categoria Kids, Maya da Silva e Jorge Antônio da Silva ganharam as medalhas de ouro. E no Stand Up RAce Amador, as vitórias foram da Bruna Bergamini e do Vinicius Claret.
SUP SURF PRO – SEGUNDA FASE – 1.o e 2.o avançam para as semifinais:
——3.o=5.o lugar (R$ 3.800 e 610 pts) e 4.o=7.o lugar (R$ 2.700 e 555 pts)
1.a: 1-Leonardo Gimenes (SP), 2-Alex Salazar (SP), 3-Carlos Chalaça (PE), 4-Michel Jonas (SP)
2.a: 1-Luiz Diniz (SP), 2-Wellington Reis (SP), 3-Adriano Trinca Ferro (SC), 4-Carlos Veloso (SC)
SUP SURF PRO – PRIMEIRA FASE – 3.o=9.o lugar (500 pts) e 4.o=13.o lugar (450 pts):
1.a: 1-Alex Salazar (SP), 2-Adriano Trinca Ferro (SC), 3-Marco Katiska (SC)
2.a: 1-Luiz Diniz (SP), 2-Michel Jonas (SP), 3-Luk Luciano (SP)
3.a: 1-Leonardo Gimenes (SP), 2-Carlos Veloso (SC), 3-Leandro Alemão (SP)
4.a: 1-Wellington Reis (SP), 2-Carlos Chalaça (PE), 3-Pedro Veiga (BA), 4-Junior Manteiga (PB)
SUP SURF PRO – PRIMEIRA FASE – 1.a e 2.a avançam para as semifinais:
——3.a=5.o lugar (610 pontos) e 4.a=7.o lugar (555 pontos):
1.a: 1-Gabi Sztamfater (SP), 2-Louisie Frumento (SP), 3-Carol Barcellos (CE)
2.a: 1-Aline Adisaka (SP), 2-Kaylane Souza (SP), 3-Kilvia Cardoso (CE)
SUP SURF SUB-18 – DECISÃO DO TÍTULO:
Campeão brasileiro: Pedro Veiga (BA) por 10,10 pontos
2.o lugar na final: Pedro Artur (SC) com 5,77 pontos
3.o lugar na final: Bernardo Vicentin (SC) com 0,00 ponto
SUP SURF 40+ – DECISÃO DO TÍTULO:
1.o lugar: Leandro Alemão (SP) por 8,80 pontos
2.o e campeão brasileiro: Michel Jonas (SP) com 8,17 pontos
3.o lugar: Adriano Trinca Ferro (SC) com 7,34 pontos
4.o lugar: Luk Luciano (SP) com 5,43 pontos
SUP SURF 40+ – PRIMEIRA FASE – 3.o=5.o lugar (610 pts) e 4.o=7.o lugar (555 pts):
1.a: Michel Jonas (SP) e Luk Luciano (SP) avançaram para a final sem competir
2.a: 1-Adriano Trinca Ferro (SC), 2-Leandro Alemão (SP), 3-Junior Manteiga (PB)