
Aloha Spirit Niterói encerra circuito em grande estilo
Última etapa do circuito em 2022, Aloha Spirit Niterói reúne as tribos dos esportes de água em uma grande ... leia mais
Nesta sexta-feira (22/08), Fortaleza será palco da abertura da 7ª edição do Molokabra Downwind, o maior evento da categoria na América Latina. A cerimônia de abertura é pública e ocorrerá no Anfiteatro da Beira-Mar, às 17h, com apresentação musical ao pôr do sol e o lançamento oficial da música Ventos de Fortaleza, assinada por Bruno Dourado. O evento ocorre de 22 a 31 de agosto, com mais de 400 atletas vindos de 18 estados brasileiros e 12 países, que enfrentarão uma desafiadora travessia oceânica nas modalidades de remo, canoagem e vela, com percurso entre Fortaleza e a praia do Cumbuco (Caucaia). Além das competições, o evento conta com programação sobre empreendedorismo entre os dois locais.
O Molokabra promove esporte, turismo e empreendedorismo em uma programação dedicada à inovação, economia do mar e cultura oceânica. A agenda esportiva tem início em 22/08, com a abertura oficial e entrega dos kits no Anfiteatro da Beira-Mar. No dia 23/08, a partir das 8h, ocorre o treino geral das modalidades de remo e canoagem, prova de parawing e as competições para estreantes com largadas na Escola Na Onda SUP.
As competições de remo e canoagem serão realizadas nos dias 25, 27 e 29/08, com largada em Fortaleza e chegada no Cumbuco, onde também ocorre a cerimônia de premiação no dia 30/08, a partir das 15h. O evento tem as chancelas oficiais da ASUCPE, FEVAACE, CBSUP, CBCa e COPAC. Encerrando o Molokabra, no dia 31/08, será a vez das modalidades à vela (Kitesurf, Kitefoil, Wing Foil) com percurso 100% em Fortaleza, da Praia da Cofeco até a Barra do Ceará. As inscrições para o kitesurf seguem abertas até 30 de agosto pelo perfil oficial do evento: @molokabra. As provas são chanceladas pela Federação de Vela e Motor do Estado do Ceará (FVMEC) e os vencedores recebem o importante e charmoso título de Rei e Rainha da Orla.
Em paralelo às competições esportivas, o Molokabra Downwind 2025 contará com uma programação gratuita de empreendedorismo com o apoio do Sebrae Ceará ao longo de todo o evento. A agenda inclui oficinas, palestras e feira de empreendedores voltados para pequenos negócios ligados ao universo esportivo e à economia azul, além da participação da Oxente Feira, que valoriza a economia criativa com expositores de artesanato, gastronomia, moda e acessórios.
Complementando essa programação, será realizada a I Feira de Negócios e Exposições Náuticas (FENEN), com o apoio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), reunindo fabricantes, empreendedores, atletas, investidores e especialistas em lançamentos de equipamentos, debates sobre inovação e geração de negócios no setor náutico.
Tanto as ações do Sebrae quanto a FENEN acontecerão em dois polos: na orla da Beira-Mar de Fortaleza (na Escola Na Onda SUP, em frente ao Hotel Gran Marquise) e na Praia do Cumbuco, no entorno do Hotel Windtown.
O nome Molokabra foi inspirado na lendária travessia Molokai2Oahu, no Havaí, uma das competições mais desafiadoras do planeta, que cruza o canal entre as ilhas de Molokai e Oahu. Sob a coordenação geral da Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), motivados pela comunidade náutica e impulsionados pela tradição dos fortes ventos do Ceará, que chamam a atenção do Brasil e do mundo, os diretores da entidade idealizaram, em 2019, uma versão brasileira da competição havaiana que carrega não só o espírito esportivo, mas também o respeito à cultura oceânica. “O ‘Molok’ vem de Molokai, e o ‘BRA’ é de Brasil. É um encontro de culturas, de povos, de amor pelo mar. O Molokabra é um evento feito genuinamente por cearenses e nasceu para ser um símbolo de superação, conexão com a natureza e desenvolvimento para toda a nossa região”, afirma Alexandre Nogueira, presidente da ASUPCE e um dos organizadores do evento.
O evento conta com o apoio da Capitania dos Portos do Ceará da Marinha do Brasil, Prefeitura de Fortaleza através da Secretaria de Esporte e Lazer (SECEL), Secretaria do Turismo (SETFOR), Agência de Desenvolvimento da Economia do Mar de Fortaleza (ADEMFOR), Prefeitura Municipal de Caucaia e Governo do Estado do Ceará através da Secretaria de Esporte (SESPORTE) e da Secretaria do Turismo (SETUR), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
Local: Anfiteatro da Beira-Mar – Av. Beira-Mar, 3620 – Meireles, Fortaleza
Largada a partir das 8h.
Local: Escola Na Onda SUP
Largada: Escola Na Onda SUP – Mucuripe, Fortaleza
Chegada: Windtown, Praia do Cumbuco, Caucaia
Local: Hotel Windtown, Cumbuco
A partir das 8h
Largada: Praia da Cofeco – Isla Cofeco Beach & Kite Club
Chegada: Vila do Kite – Barra do Ceará
Em paralelo às competições esportivas, o evento contará com uma programação gratuita voltada para o empreendedorismo, assinada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
I Feira de Negócios e Exposições Náuticas (FENEN)
A I Feira de Negócios e Exposições Náuticas (FENEN) reunirá fabricantes, empreendedores, atletas e investidores para apresentar lançamentos em equipamentos de remo e vela, promover palestras e debates sobre empreendedorismo, saúde e inovação no setor náutico.
Patrocinada pelo Banco do Nordeste (BNB) e organizada pela Associação de Stand Up Paddle do Ceará (ASUPCE), a feira será um espaço estratégico para negócios, networking e fortalecimento dos esportes náuticos no Brasil.