Vodafone 2025: OPT vence clássico contra Shell Va’a; Brasil tem resultado histórico

Compartilhe
Vodafone
Equipe OPT vence a Vodafone Channle Race 2025 após duelo intenso contra a Shell Va’a. Foto: Reprodução

No último sábado, 14 de junho, a Polinésia Francesa foi palco da sexta edição da Vodafone Channel Race, uma das competições de va’a por equipes em canoas V6 mais prestigiadas do mundo. O evento reuniu 132 equipes no percurso principal de 60 km e consagrou os times OPT e Ihilani Va’a como grandes campeões em uma edição marcada por disputas intensas e participação internacional expressiva — incluindo o destaque da equipe brasileira Alma Azul.

Batalha épica na prova principal

Na principal prova masculina, com 60 km de percurso, a expectativa se confirmou: OPT e Shell Va’a protagonizaram uma disputa emocionante do início ao fim. Ainda nos primeiros quilômetros, entre Papeete e Moorea, as equipes já estavam praticamente empatadas, apesar de terem adotado rotas diferentes.

Vodafone
OPT e Shell VA’a travaram um duelo emocionante pela primeira colocação. Foto: Reprodução

O equilíbrio seguiu até a entrada da lagoa, onde apenas dois pontos eram permitidos para as últimas trocas de remadores. Foi ali que a equipe OPT, liderada pelo leme Hitiroa Masingue, lançou seu ataque final com um sprint poderoso. A Shell Va’a, comandada por Hotuiterai Poroi — ex-leme da Air Tahiti — não conseguiu responder. A OPT cruzou a linha de chegada em 4h27min31s, garantindo a vitória com uma vantagem de pouco mais de 54 segundos.

Veja também > Aloha Spirit Angra encerra com grandes disputas na Elite Va’a e provas emocionantes

A briga pelo terceiro lugar também foi acirrada, e a equipe Bora Bora — mais eficiente dentro da lagoa — levou a melhor sobre a Enviropol e a equipe Huahine, que tem a participação do brasileiro Robert Almeida.

Outro destaque foi a equipe EDT Master 40, campeã da sua categoria e 7ª colocada na classificação geral.

Ihilani Va’a brilha entre as mulheres

Vodafone
Ihilani Va’a conquistou mais um pódio em sua forte trajetória na va’a feminina. Foto: Xavier Kentch Photography

Na prova feminina de 34 km, com percurso contornando o recife até o Passo Taapuna, a Ihilani Va’a confirmou sua dominância na temporada. Desde a largada, a equipe não deu chance às adversárias e cruzou a linha de chegada com o tempo de 2h52min38s, mais de seis minutos à frente da equipe norte-americana Dana Outrigger Canoe Club, tradicional equipe da Califórnia que veio desafiar, segundo disse sua integrante, Brandi Cumin, “as melhores remadoras do mundo“.  

A Ihilani também venceu a disputa na categoria mista, consolidando sua hegemonia na edição 2025 da Vodafone Channel Race.

Brasil em evidência

Vodafone Channel Race 2025
Equipe brasileira Alma Azul fez um resultado histórico e foi vice-campeão da prova Rei e Rainha do Digue, que encerrou o Vodafone Channel Race 2025. Foto: Arquivo pessoal

Mesmo impedidos de participar da prova principal por terem atletas menores de idade em sua formação, os brasileiros da Alma Azul mostraram sua força no evento de encerramento, a Rei e Rainha do Digue, com percurso de 12 km. A equipe — formada por Kaique Passos, Luan Reis, Bernardo Fertonani, Laércio Cito, Wesley Oliveira e Marcelo Bosi — foi vice-campeã geral da prova, que teve vitória da equipe EDT.

A presença cada vez mais forte de brasileiros nas provas taitianas rendeu elogios da imprensa local. Em matéria publicada pelo Polynésie La 1ère, o Brasil foi apontado como uma “potência emergente da canoagem polinésia”, com destaque para o intercâmbio crescente entre atletas do Taiti e remadores brasileiros.

Resultados oficiais AQUI.

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe