Através da canoa, Projeto Pá na Água transforma relação de jovens com a cultura caiçara

Compartilhe
projeto pá na água
Iniciado em feveriro de 2025, Projeto Pá na Água está transformando a relação de jovens de Paranaguá (PR) com a cultura caiçara através da fotografia e da remada. Foto: @panaagua5c

Desde fevereiro de 2025, a cidade de Paranaguá (PR) vive uma experiência inovadora que une esporte, arte e identidade cultural. O projeto Pá na Água – A Cultura Caiçara aos Olhos do Mar, idealizado por João Costa Júnior e realizado pelo 5C Centro Cultural, tem proporcionado a adolescentes da rede municipal de ensino uma imersão única na cultura local.

As atividades acontecem às margens do Rio Itiberê, atrás do Palco Tutóia, no centro da cidade, envolvendo jovens de 10 a 17 anos. A proposta alia oficinas de fotografia com a prática da remada em canoas e pranchas, que servem como meio de transporte para visitar comunidades ribeirinhas da região.

Veja também > Troféu Guardiões do Oceano estreia na Guarda do Embaú com esporte e consciência ambiental

“O Pá na Água nasceu logo após a pandemia, quando todo mundo queria se movimentar e se reconectar. Começamos de forma voluntária com a canoa havaiana e agora conseguimos estruturar o projeto por meio da Lei de Incentivo à Cultura”, conta João Costa Júnior, em entrevista ao portal da rádio Ilha do Mel FM.

Atualmente, o projeto atende 48 participantes, divididos em turmas matutinas e vespertinas, com encontros todas as quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Além das remadas e dos exercícios físicos, os jovens participam de aulas teóricas e práticas de fotografia em espaços como o Aquário de Paranaguá e o Museu, aprendendo desde a história da fotografia até técnicas como a revelação de negativos e o desenho.

Um dos momentos marcantes do projeto foi o “1º Clique Caiçara”, em que os jovens visitaram a comunidade ribeirinha de Piaçaguera. Lá, além de participarem de um café típico, realizaram registros fotográficos da paisagem e dos moradores. As imagens produzidas farão parte de uma exposição itinerante prevista para novembro, que passará por 10 escolas da cidade, levando para dentro das salas de aula a visão desses adolescentes sobre o território e suas tradições.

Outro evento aguardado pelos participantes é o “Remadão”, um grande passeio coletivo em torno da Ilha dos Valadares, ainda sem data definida. O percurso incluirá uma parada na região do Mandicuera, onde os remadores serão recebidos com um café caiçara preparado por moradores locais. “Quem tiver caiaque, canoa ou prancha de stand-up paddle poderá remar junto com a criançada”, destaca João.

Mais do que um projeto esportivo ou artístico, o Pá na Água busca fortalecer o sentimento de pertencimento, o contato com a natureza e o orgulho pela identidade caiçara. “O Pá na Água é isso: a cultura caiçara aos olhos do mar. E agora, também, aos olhos das nossas crianças”, resume João Costa Júnior.

Com iniciativas como esta, Paranaguá reafirma o valor da cultura caiçara e inspira novas gerações a preservar e celebrar suas raízes.

Fonte: ilhadomelfm.com.br

Não perca nada! Clique AQUI para receber notícias do universo dos esportes de água no seu WhatsApp

Compartilhe